O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 1
SESSÃO N.°. 7

EM 20 DE MAIO DE 1908

Presidencia do Exa. " Sr. Conselheiro Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios-os Dignos Pares
Luiz de Mello Bandeira Coelho
Marquez de Sousa Holstein

SUMMARIO. - Leitura e approvação da acta. Teve segunda leitura e foi enviado á commissão respectiva um projecto apresentado na sessão anterior pelo Digno Par Dias Costa, e que se destina a conceder uma pensão á viuva e filha do general Galhardo. - Teve igualmente segunda leitura, é admittida á discussão e enviada á commissão competente uma proposta do Digno Par Sebastião Baracho sobre assuntos de caracter financeiro. Tem tambem segunda leitura uma proposta do mesmo Digno Par, referente ao integral cumprimento do artigo 16.° do regimento, O Sr. Presidente diz que o assunto d'esta proposta é da competencia da mesa, compromettendo-Se a aprazar tantas sessões quantas sejam necessarias para o curso normal dos trabalhos parlamentares. Depois de umas breves palavras do Digno Par Teixeira de Sousa o Digno Par Sebastião Baracho conforma-se com as declarações do Sr. Presidente. - O Digno Par Francisco José Machado precede de varias considerações a apresentação de requerimentos pedindo documentos pelos Ministerios das Obras Publicas, Reino e Marinha. São expedidos. O Sr. Ministro da Guerra agradece as palavras de louvor que o Digno Par dirigiu ao exercito.

Ordem do dia. (Continuação da discussão da resposta ao Discurso da Coroa).- Usa da palavra o Digno Par Sebastião Baracho, que conclue mandando para a mesa uma proposta, a qual é admittida e considerada em discussão juntamente com o projecto. - O Digno Par Teixeira de Sousa manda para a mesa um requerimento pedindo documentos pelo Ministerio da Fazenda. Por ultimo dá uma ligeira explicação ao Digno Par Sebastião Baracho sobre a maneira por que se exprimiu antes da ordem do dia, em relação a uma proposta de S. Exa. - Encerra-se a sessão e designa-se a immediata bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas e 20 minutos da tarde, verificando-se a presença de 21 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

O Sr. Presidente: - Vae ter segunda leitura o projecto apresentado na sessão anterior pelo Digno Par Dias Costa que tem por fim conceder uma pensão á viuva e filha do general Galhardo.

Foi lido.

O Sr. Presidente: - Vae ser enviado á commissão respectiva.

Vae ter igualmente segunda leitura a proposta apresentada pelo Sr. Dantas Baracho, na sessão anterior.

Foi lida e admittida á discussão.

O Sr. Presidente: - Esta proposta que acaba de ser lida e admittida á discussão, apresentada pelo Digno Par Sr. Baracho, vae ser enviada á commissão respectiva. Vae ter tambem segunda leitura uma outra proposta do Digno Par Sr. Baracho, relativa ao funccionamento das sessões, para integral cumprimento do artigo 16.° do regimento.
Foi lida.

O Sr. Presidente:-Parece-me que este assunto é mais da competencia da mesa, do que dependente de qualquer resolução da Camara.

Pela minha parte asseguro aos Dignos Pares que haverá tantas sessões quantas as necessarias para a discussão e curso normal dos trabalhos parlamentares.

Creio que esta minha affirmação satisfará os desejos do Digno Par.

O Sr. Teixeira de Sousa: - Sr. Presidente : pedi a palavra simplesmente para declarar que a camara tem a maxima confiança em V. Exa.ª e a maior segurança de que V. Exa. ha de gerir os trabalhos com honestidade e de accordo com os interesses do país.

Sem querer, por forma nenhuma, pôr em duvida o direito que assiste ao Digno Par Sr. Baracho, reconhecendo ainda a conveniencia de haver nesta Camara o maior numero de sessões possivel, entendo que V, Exa.ª deve continuar, como até agora, sendo o unico juiz das sessões a realizar nesta Camara.

(S. Exª não reviu).

O Sr. Sebastião Baracho:-Sr. Presidente: pedi a palavra, não para combater a declaração de V. Ex.ª, mas para dizer ao Digno Par Teixeira de Sousa que S. Ex.ª em novembro do anno passado mandou para a mesa um requerimento concebido, nos precisos termos da minha proposta.

Apresentando a minha proposta usei de um direito; mas, ouvidas as explicações de V. Ex.ª declaro que com ellas concordo, e espero que V. Ex.ª procederá em harmonia com os interesses publicos.

(S. Exa. A não reviu).

O Sr. Presidente: - Em virtude das considerações do Digno Par, procederei de accordo com os interesses publicos e as necessidades da occasião.

Vou agora dar a palavra ao Digno Par Sr. Machado.

O Sr. Francisco José Machado: - Sr. Presidente: sendo a primeira vez, este anno, que tenho a honra de falar n'esta Camara, permitta-me V. Ex.ª que lhe dirija os meus sinceros e cordiaes parabens por o ver occupando esse logar e felicito a Camara por ver um cavalheiro tão distincto presidindo aos seus trabalhos.