O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 15

SESSÃO DE 21 DE MAIO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. João Chrvsostomo de Abreu e Sousa

Secretarios — os dignos pares

Frederico Ressano Garcia
Conde de Paraty

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. — O sr. presidente convida para introduzirem na sala os dignos pares eleitos os srs. Candido de Moraes, Vicente Lourenço e Fernando Palha, aos dignos pares os srs. Lages, Bandeira Coelho, Pereira Dias, Antonio Augusto de Aguiar, marquez de Rio Maior e Thomás Ribeiro. S. exas. prestaram juramento e tomaram assento. — Ordem do dia, primeira parte: lido o parecer n.° 46, foi approvado por 44 espheras; foram escrutinadores os dignos pares Candido de Moraes e Vasco Leão. — Entrou-se na segunda parte da ordem do dia: usa da palavra o digno par Thomás Ribeiro, pedindo ao governo explicações sobre o meeting do Porto. O sr. presidente do conselho responde a s. exa. Continua o digno par Thomás Ribeiro, que termina o seu discurso. — O digno par Adriano Machado pede para que seja prorogada a sessão até terminar este incidente. A camara approva este requerimento. — Usa da palavra o digno par Camara Leme, que termina o seu discurso, mandando para a mesa uma moção. Lida na mesa ficou em discussão. — Usa da palavra o digno par José Joaquim de Castro sobre o mesmo assumpto. — Leu-se na mesa uma mensagem, vinda da camara dos senhores deputados, remettendo um projecto de lei. Foi remettido á commissão de fazenda. — O digno par Antonio de Serpa Pimentel usa da palavra sobre o assumpto. — O digno par Pereira Dias desiste da palavra. — O digno par marquez de Rio Maior pede para retirar a sua moção e a do digno par Barros e Sá. — O digno par Barjona de Freitas faz igual pedido, declarando achar-se auctorisado pelo digno par visconde de Moreira de Rey para pedir á camara permitia que retire tambem a proposta d’este digno par. — O sr. Camara Leme pede para retirar a sua proposta. — O sr. Vaz Preto fez igual pedido.— O sr. presidente pergunta á camara se apoia os pedidos dos dignos pares. — O sr. presidente do conselho manda para a mesa uma proposta de accumulação. E approvada. — Usam da palavra para explicações os dignos pares Franzini e Hintze Ribeiro. — O sr. presidente levanta a sessão, dando para ordem do dia da sessão de quarta feira, 25 do corrente, na primeira parte a discussão do parecer u.° 47 e na segunda a discussão da resposta ao discurso da corôa.

Ás duas horas e um quarto da tarde, estando presentes 25 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Não houve correspondencia.

(Estava presente o sr. presidente do conselho.)

O sr. Presidente: — Acha-se nos corredores da sala o digno par eleito o sr. João Candido de Moraes. Convido os dignos pares os srs. Lages e Bandeira Coelho a introduzirem s. exa. na sala.

Introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: — Está tambem no edificio o digno par eleito o sr. dr. Agostinho Vicente Lourenço. Convido a introduzirem s. exa. na sala os dignos pares os srs. Pereira Dias e Antonio Augusto de Aguiar.

Introduzido na sala, s. exa. prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: — Encontra-se ainda nos corredores da sala o par eleito o sr. Fernando Pereira Palha Osorio Cabral. Convido os dignos pares os srs. marquez de Rio Maior e Thomás Ribeiro a introduzirem na sala s. exa.

Em seguida foi s. exa. introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento.

PRIMEIRA PARTE DA ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: — Vae entrar-se na primeira parte da ordem do dia.

Vae ler-se o parecer n.° 46.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

PARECER N.° 46

Senhores. — Á vossa commissão de verificação de poderes foi presente o diploma de par do reino, conferido pelo collegio especial composto dos delegados dos estabelecimentos scientificos, o dr Antonio dos Santos Viegas, lente de prima da faculdade de philosophia da universidade de Coimbra.

E considerando que o referido par tomou assento n’esta camara em 1386, na qualidade de par electivo pelo mesmo collegio especial, provando achar-se comprehendido na categoria 18.ª das mencionadas no artigo 4.° da lei de 3 de maio de 1878, e que se acha na regencia da cadeira de que é proprietario;

Considerando que já foi approvado por esta camara o respectivo processo eleitoral, que julgou valida a eleição de cinco pares do reino, a que no dia 30 de março ultimo se procedeu pelo mencionado collegio;

Considerando mais que o diploma apresentado se acha em fórma legal:

É a vossa commissão de parecer que o par eleito, dr. Antonio dos Santos Viegas, seja admittido a prestar juramento e a tomar assento nesta camara.

Sala das sessões da commissão, 18 de maio de 1887. = Conde de Castro = Sequeira Pinto = Mexia Salema == Hintze Ribeiro = José Joaquim de Castro, relator.

Illmo. e exmo. sr. — Tenho a honra de enviar a v. exa. a copia authentica da acta da sessão do collegio especial em que v. exa. foi eleito par do reino pelos delegados dos estabelecimentos scientificos.

Deus guarde a v. exa. Academia real das sciencias, 30 de março de 1887. — Illmo. e exmo. sr. dr. Antonio dos Santos Viegas, lente da faculdade de philosophia na universidade de Coimbra. = Conde de Ficalho.

Acta da sessão do collegio especial para a eleição de cinco pares do reino

Aos 30 dias do mez de março de 1887, pelas dez e meia horas da manhã, achando-se reunidos em uma sala da academia real das sciencias os delegados eleitos e approvados na sessão de 27 do corrente, o sr, presidente, conde de Ficalho, abriu a sessão.

O sr. presidente participou que tinha recebido do delegado da academia real das sciencias, José Maria Latino Coelho, um officio, declarando que por motivo justificado, não póde comparecer á sessão de hoje; e que disto tinha dado conhecimento ao sr. Thomás de Carvalho, supplente

19