O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 49

SESSÃO DE 4 DE JUNHO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta da sessão antecedente. - Ponderações do sr. conde do Casal Ribeiro.- A correspondencia é enviada ao seu destino. - Leitura do decreto real pelo qual é dissolvida a camara dos senhores deputados.

Ás duas horas da tarde, sendo presentes cincoenta e seis dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Leu-se a acta da sessão precedente.

O sr. Conde do Casal Ribeiro: - Pediu se consignasse na acta que o sr. presidente da camara declarara, que daria conhecimento ao sr. presidente do conselho de ministros da proposta para a nomeação da commissão de reforma da camara dos dignos pares.

Que ao apresentar a referida proposta, s. exa. tivera por fim fazer exposição doutrinal, e não irrogar qualquer censura ao governo, estando disposto a não promover votação sobre ella se não se considerasse esta a occasião opportuna de o fazer.

O sr. Presidente: - Far-se-hão na acta as rectificações pedidas pelo digno par.

Foi approvada a acta.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a correspondencia.

Leu-se na mesa a seguinte:

Correspondencia

Um officio do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 100 exemplares de um volume do Livro branco.

Mandaram-se distribuir.

Outro officio da exma. sra. duqueza d'Avila e de Bolama, agradecendo a participação de que a camara dos dignos pares do reino approvara unanimemente as propostas de profundo sentimento pelo fallecimento de seu prezado esposo o sr. duque d'Avila e de Bolama, e que foram lançadas na acta.

Outro, remettendo da presidencia da camara dos senhores deputados a proposição de lei que fixa a despeza do estado para 1881-1882.

Á commissão de fazenda.

Outro do ministerio do reino, remettendo a copia authentica do decreto, datado de hoje, pelo qual Sua Magestade El Rei, usando da faculdade que lhe confere o § 4.° do artigo 74.° da carta constitucional da monarchia, houve por bem dissolver a actual camara dos senhores deputados da nação portugueza.

O sr. secretario leu o decreto da dissolução da camara.

O sr. Presidente: - Em virtude do decreto que acaba de ser lido, está levantada a sessão.

Eram duas horas e quarenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 4 de junho de 1881

Exmos. srs. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens; Marquezes: de Ficalho, de Fronteira, de Penafiel, de Sabugosa, de Vallada; Condes: das Alcaçovas, de Cabral, do Casal Ribeiro, de Castro, de Fonte Nova, de Gouveia, de Porto Covo, de Valbom; Bispos: de Lamego, eleito do Algarve; Viscondes: de Alves de Sá, de Chancelleiros, da Praia Grande, da Praia, de Soares Franco, de Villa Maior; Ornellas, Augusto de Aguiar, Mello e Carvalho, Quaresma, Sousa Pinto, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Pequito de Seixas, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Xavier da Silva, Bazilio Cabral, Montufar Barreiros, Francisco Cunha, Maldonado, Moraes Pessanha, Andrade Corvo, Mendonça Cortez, Gusmão, Braamcamp, Castro, Mancos de Faria, Ponte e Horta, Mello e Gouveia, Mexia Salema, Vaz Preto, Franzini, Placido de Abreu, Calheiros, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida.

49