O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

ba de perpetrar-se. O povo português é naturalmente bom e disciplinado; só propagandas de desprezo pelas suas tradições o podem desvairar. Porque, de resto, êle é sempre nobre, sem mancha de crime, quando a sua moral segue a linha da fé religiosa dos seus antepassados. Deus e Pátria é o lema de Portugal em todos os seus períodos de explendor e grandeza.

Melindrosa é por certo a actual conjuntura da nossa vida política; mas melindrosas têm sido tambêm para nós outras conjunturas da história e, no emtanto, de todas elas triunfámos sempre, impondo as energias da nossa raça numa unidade oito vezes secular que tem merecido o respeito do mundo civilizado.

É minha convicção de que Portugal sairá-com trabalhos e sacrifícios, sem dúvida-mas que sairá mais uma vez retemperado e redimido da nova provação a que a Providência o sujeitou.

Todos unidos aqui, Deputados da Nação, com os olhos em Deus e confiados na boa estrela que nos tem guiado desde Ourique a Aljubarrota e de Montes Claros a Coolela, chegando por vezes, em scintilações épicas, a alumiar o mundo, escutemos com respeito, com ânimo de a compreender, essa voz misteriosa, que anjos cantando parecem ter recolhido da boca do Dr. Sidónio Pais, ao despedir-se da terra que queria fazer grande: "Morro bem. Salvem a Pátria".

O orador não reviu.

O Sr. Canto e Castro (Presidente do Govêrno Provisório e Secretário de Estado da Marinha e interino dos Negócios Estrangeiros): -Sr. Presidente: cabe-me a honra de ter sido eleito Presidente interino do Ministério, devido à captivante amabilidade com. que me honraram os meus ilustres colegas e não aos meus merecimentos, e nesta qualidade de usar da palavra para prestar a merecida e justa homenagem à memória do Sr. Dr. Sidónio Pais, malogrado Presidente da República o nosso saudoso e querido representante do país.

Sr. Presidente: é com verdadeira mágua que eu, neste momento, me reconheço incompetente para poder, com brilho da palavra, fazer a apologia devida à memória daquele ilustre varão.

Há homens grandes que, quando nos aproximamos dêles, sentimo-nos como que admirados de que muitas vezes possuam êsse grande renome.

Outros há que, quando dêles nos acercamos e vivemos no seu convívio, a nossa admiração pelo seu carácter e pelas suas qualidades aumenta de dia para dia.

Sr. Presidente: ao ter sido convidado pelo Sr. Dr. Sidónio Pais para sobraçar a pasta da Marinha, foi com verdadeiro sacrifício que aceitei tam honroso encargo. Foram tais os argumentos que S. Exa. aduziu para me convencer, que pôde vencer todas as minhas resistências. As razões ponderosas que me apresentou, a sua palavra convicente e o seu nobre exemplo rendaram-me.

Desejava eu continuar na vida profissional a que tenho consagrado toda a minha existência e a que tanto quero; mas, perante as razões apresentadas pelo Sr. Dr. Sidónio Pais, seria um egoismo enorme da minha parte não lhe prestar o meu fraco concurso. Acedi, e, Sr. Presidente, tenho o maior prazer em declarar a V. Exa. e à Câmara que nunca me arrependi. Se outro valor não tivesse tido a minha aquiescência, para mim tinha sido dum valor inestimável, tinha tido o ensejo de conhecer de perto êsse grande homem, porque, Sr. Presidente, como V. Exa. há pouco muito bem declarou, ao aproximarmo-nos dele tínhamos a convicção do seu alto valor, possuindo as mais altas faculda.des intelectuais, carácter de rija têmpera, tenacidade inquebrantável, valor decidido e coragem moral como aquela que a sabia e queria ter êsse homem. De dia para dia, quanto a nossa convivência mais nos estreitava a êle, mais nos indicava que êle compreendia perfeita e nitidamente os seus deveres serviços, não podendo deixar de reconhecê-lo como um homem que se encontrava à verdadeira altura da missão de ser o primeiro magistrado da nação.

Sr. Presidente: lamento profundamente que, neste momento, não possa fazer realçar, nesta Câmara, numa ocasião tam solene da minha vida, as qualidades dêsse grande vulto para que V. Exa. e a Câmara mais uma vez, péla boca de um dos que mais de perto com êle conviveu, possam bem aquilatar o valor dessas belas e raras qualidades. A sua energia inque-