O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 16 de Dezembro de 1918 5

brantável aliava uma clemência doce e suave. Há bastantes factos que, certamente V. Exa. e a Câmara conhecem, o atestam perfeitamente. O seu gesto, por ocasião da sua ida ao POrto, quando das prisões ali efectuadas e outros factos da sua clemência, provam bem as preclaras qualidades do seu espírito e do seu coração.

Lembrarei um facto que de todos V. Exas. é conhecido. Após êsse terrível acontecimento que veio ilustrar a nossa história, refiro-me ao caso do navio patrulha Augusto Castilho.

O Sr. Dr. Sidónio Pais acompanhou a marinha de guerra em todas as fases que se seguiram e êsse triste mas glorioso acontecimento. S. Exa. comunicou-me que desejava vê-los junto de si, apenas chegassem a Lisboa, os sobreviventes dessa terrível catástrofe, dessa odisseia, que tanto glorificou êsses marinheiros e o guarda-marinha Ferraz, que durante seis dias e seis noites arrostaram com as vagas para poderem aportar aos Açores.

No seu gabinete de trabalho lhes significou de viva voz a sua alta consideração e o seu grande respeito pelo acto por êles praticado; e lembro-me com comoção dês-se momento em que, não me envergonho de o dizer, caíam lágrimas pelo seu rosto, pelo meu e pelo de quási todos que estavam presentes, porque S. Exa. foi tam carinhoso, tam afável, falou-lhes tanto ao coração, nobilitando-lhes o seu, acto que a comoção foi geral.

Mas não ficou por aqui o preito que êle quis render a êsses bravos marinheiros. Manifestou-me tambêm S. Exa. o desejo de o mais breve possível serem premiados os seus feitos. Que os processos mais ou menos demorados que por vezes fazem com que nem sempre sejam galardoados como devem os bravos, que praticaram algum acto notável, se fizesse sem perda de tempo, a fim de que não houvesse com essa demora motivo para que se tivessem em menos conta os seus serviços.

S. Exa. ainda me manifestou o grande desejo que tinha de ser êle próprio que condecorasse êsse oficial e êsses bravos marinheiros que tam nobremente tinham cumprido o seu dever.

Marcou-se o dia para tal cerimónia, e garanto a V. Exa. e à Câmara que foi ela muito emocionante. Foi um daqueles actos que marcam e de que me recordo com orgulho por ver a maneira como aquele grande homem compreendia a sua missão em nobilitar e render o justo preito à minha corporação.

Pela sua presença e pelas suas sinceras palavras êle procurou desfazer quaisquer mal entendidos que tivessem porventura surgido em ocasião menos feliz, entre as corporações do exército e da marinha, que tam unidas devem andar.

Como disse a V. Exa. e à Câmara, recordo com íntima comoção o ter ouvido essas palavras que perante numeroso auditório foram proferidas, e hoje são preciosa relíquia que poderemos possuir dum grande espírito.

Mas não ficou aqui ainda o desejo do Sr. Dr. Sidónio Pais em querer manifestar a sua consideração pelo feito dos vivos e pelo grata memória dos que tinham perdido a vida naquele triste lance.

Decididos em nobre intuito de tambêm recordar os feitos dos seus camaradas, os aspirantes de marinha lembraram-se de mandar celebrar uma missa por alma dos seus camaradas que tinham perecido naquele tam notável combate naval.

E ainda mais, uma vez, essa nobre e altiva figura do Exmo. Sr. Dr. Sidónio Pais quis manifestar a sua consideração pela memória dêsses bravos que deram a vida pelo bom nome da Pátria e que na História gravaram uma página brilhantíssima e inolvidável.

Apesar dos seus inúmeros afazeres, apesar de não ter um momento sequer de seu para comer nem para dormir, não quis faltar àquela cerimonia.

E sabe V. Exa., Sr. Presidente, quanto tempo êle permaneceu na Igreja da Encarnação?

Duas horas!

E verdade, duas horas sem arredar pé e - posso assegurá-lo - quási em jejum!

E a prova mais cabal de quanto êle compreendia o seu mester do governar.

A obra. do Exmo. Sr. Dr. Sidónio País é assas vasta, e ainda é muito cedo para com justiça se poder apreciar.

O futuro: Quanto confio nele! - há-de render justa homenagem às preclaras virtudes do primeiro magistrado da Nação