O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 8 de Janeiro de 1919 39

Sr. Presidente: vou terminar as minhas considerações fazendo a promessa ao Sr. Miguel de Abreu de que comunicarei ao Sr. Secretário de Estado da Instrução tudo o que S. Exa. disse acêrca da situação do Sr. Afonso Costa.

Por último devo declarar a V. Exa. que tendo o Sr. Cunha Liai recurso no seu discurso ferir bem a nota da incompatibilidade política entre um republicano, que sou eu, e um monárquico, que S. Exa. diz que é o Sr. coronel João de Almeida, S. Exa. não me prestou senão um bom serviço.

Realmente, existiram sempre incompatibilidades políticas entre republicanos e monárquicos. Pode haver entendimentos em assuntos especiais e êsse entendimento realizou-se depois das declarações feitas há pouco pelo ilustre leader da minoria monárquica. Nunca me entendi com S. Exa., nem para a constituição dos gabinetes, nem para procurar Com S. Exa. qualquer cousa que não fôsse um apoio por S. Exa. dado por sua livre vontade.

Sr. Presidente: veja V. Exa. quanta intriga e quanta infâmia teria corrido mundo durante êstes últimos dias bem amargurados para mim e, para terminar, deixe-me V. Exa. dizer que, na minha vida, pus sempre como divisa "Pátria e República", mas, neste momento, a minha divisa é "República e Pátria".

Requeiro a V. Exa. que consulte a Câmara sôbre se permite que seja transformada a declaração apresentada pelo Sr. João de Castro numa moção.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem.

S. Exa. foi muito cumprimentado.

O discurso, revisto pelo orador, será publicado na integra, quando devolver, revistas, as notas taquigráficas que lhe foram enviadas.

O Sr. João de Castro: - Pedi a palavra para declarar que não concordo que seja transformada a minha declaração numa moção.

O Sr. Presidente: - Vai ler-se, para ser admitida, a declaração mandada para a Mesa pelo Sr. João de Castro.

Consultada a Câmara, foi rejeitada a admissão.

O Sr. Presidente: - A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, e a ordem do dia é a mesma que estava dada para hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 21 horas e 10 minutos.

Documentos enviados para a Mesa durante a sessão

Declaração

Declaro que se pudesse assistir à sessão de hoje daria todo o meu apoio ao Govêrno, visto que confio na sua obra governativa. - José das Neves Lial.

Para a Secretaria.

Parecer

Da comissão de finanças, remetendo o seu parecer acerca do projecto de lei contendo disposições a respeito dos militares que tomaram parte na guerra.

A imprimir.

Projectos de lei

Do Sr. Serafim Joaquim de Morais Júnior, autorizando o Govêrno a remodelar o curso de habilitações para oficiais da arma do engenharia, de modo que no mesmo sejam versadas todas as matérias professadas no curso de engenharia civil de obras públicas.

A publicar "Diário do Governo".

Dos Srs. Melo Vieira, José Cabral, Malheiro Reimão e Xavier de Bastos, reintegrando no activo os oficiais do exército e da armada que, achando-se nas situações de reserva e reforma, seguiram para França combatendo os alemães.

As comissões de marinha e guerra e a publicar no "Diário do Governo".

Do Sr. Amâncio de Alpoim, conferindo a António Portugal de Faria (Visconde de Faria) a categoria de enviado extraordinário de ministro plenipotenciário de 2.ª classe.

Para a comissão dos negócios estrangeiros.