O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Presidente: - O Regimento não diz que não se devam ler os projectos, não o diz taxativamente, mas também não diz que se deixem de ler; e eu tenho idea de que V. Exa. mesmo, há pouco tempo, pediu para ser lido um projecto, nas condições um que estão sendo lidos estos na Mesa.

O Sr. Adelino Mendes: - Não há regra sem excepção. O que eu agora pedi foi que se observasse a regra geral - o que manda o Regimento.

O Sr. Presidente: - Eu vou consultar a Câmara.

Diversos apartes do Sr. Adelino Mendes.

O Sr. Amâncio de Alpoim: - V. Exa. dá licença que nós ouçamos o que diz o Sr. Presidente?

O Sr. Adelino Mendes: - Quem dirige os trabalhos é o Br, Presidente, e S. Exa. deu-mo licença para se fazer estas observações.

Foi sempre praxe, desde que êste artigo, os projectos virem publicados no Diário do Govêrno e lerem-se só quando os Srs. Deputados o requeriam.

O Sr. Francisco Rompana: - Sr. Presidente: como desejava dar uma explicação ao ilustre Deputado Sr. Adelino fendes, e como exerço o logar de secretário, não podia deixar do vir a esto lugar para dizer da minha justiça.

Diversos, apartes do Sr. Adelino Mendes.

O Orador: - V. Exa. pode interromper-me à vontade e não me incomoda.

Vozes: - Deixem ouvir, isto é demais!

O Orador: - V. Exa. acusou o secretário de estar a ler indevidamente projectos.

Como quere, porem, V. Exa. que a Câmara tome conhecimento das palavras contidas no relatório que precede o projecto sem ter ouvido essas palavras?

V. Exa. seria o primeiro a reclamar, V. Exa. diria que não sabia a que ia admitir!

V. Exa., que é um homem ilustrado, não soube ler o artigo que citou, desculpe que lho diga.

O artigo que V. Exa. leu também nós o lemos.

O artigo 72.° diz:

Leu.

Diversos apartes do Sr. Adelino Mendes.

Vozes: - Deixe ouvir.

O Sr. Presidente: - Podia a V. Exa. que tivesse consideração poios Srs. Deputados que estão filiando o não estar constantemente a interromper. V. Exa. está a desrespeitar a Câmara.

O Sr. Adelino Mendes: - Perdão! V. Exa. forçou a frase. Eu não estou a desrespeitar ninguém.

O Orador: - Sr. Presidente: o artigo 73.° diz o seguinte:

Leu.

Os projectos, para serem admitidos, têm de primeiramente passar pelas comissões e não podem seguir para as comissões sem serem lidos.

Quando o Sr. Adelino Mendes começou a falar ou supus que S. Exa. ia referir-se ao facto dos projectos não terem sido lidos no dia imediato ao da sua publicação na fôlha oficial; e sendo assim, a resposta era também simples: não foram lidos porque não podiam ser admitidos.

O orador não reviu.

O Sr. Cunha Lial: - Sr. Presidente: eu desejo saber se já decorreu o tempo necessário para passarmos à ordem do dia, e pregunto a V. Exa. se o Govêrno se apresenta aqui ou não.

Faço estas preguntas porque acho inútil estarmos aqui a fazer uma tempestade dentro dum copo de água até a chegada ao Ministério, caso êle cá venha hoje.

O Sr. Adelino Mendes: - Isto aqui é como nos teatros: é preciso haver boa música nos intervalos.

O Sr. Presidente: - Devo declarar ao Sr. Deputado Cunha Lial que faltam 10 minutos para passarmos à ordem do dia.