O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

apresentando as bases para melhoria da sua situação.

Para a Secretaria.

Para a comissão de administração pública.

Ofícios

Do juiz sindicante ao inspector da fiscalização do extinto Ministério dos Abastecimentos, Júlio Gonzaga dos Anjos, pedindo a comparência dos Srs. Domingos Pereira, Orlando Marçal, António Pais Rovisco, Nóbrega Quintal, Júlio Martins, Afonso do Macedo, Jorge Nunes, António Maria da Silva o major Tavares de Carvalho.

Para a Secretaria.

Do Ministério da Instrução Pública, enviando cópia dum ofício do director do Observatório da Serra do Pilar em que pede aumento da dotação anual do mesmo observatório.

Para a Secretaria.

Para a comissão de finanças.

Telegrama

Lisboa. - Os empregados do tráfego das Alfândegas de Lisboa e Pôrto pedem a V. Exa. para que a Representação que entregaram nessa Câmara em 26 do Novembro passado para melhoramentos de seus vencimentos seja discutido o mais breve possível pois cada vez se torna mais cara a vida a ponto de não podermos viver. - A comissão, Brito e Pinto - Alfredo de Andrade - Joaquim da Silva.

Para a Secretaria.

O Sr. Presidente: - Está aberta a inscrição para antes da ordem do dia.

Pedem a palavra vários Srs. Deputados.

Antes da ordem do dia

O Sr. Tavares de Carvalho: - Desejava ocupar-me dum assunto na presença do Sr. Ministro da Agricultura. Como S. Exa. não está, prescindo de falar.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): - Eu desejava tambêm falar sôbre alguns assuntos, mas como não vejo presente nenhum membro do Govêrno, desisto de usar da palavra.

O Sr. Domingos Rosado: - Sr. Presidente: eu inscrevi-mo para quando estivesse presente o Sr. Ministro do Comércio. S. Exa. porêm, não se encontra ainda nesta Câmara, e, nessas condições, peço a V. Exa. o obséquio de transmitir as minhas considerações àquele membro do Govêrno.

Eu desejava chamar a atenção do Sr. Ministro do Comércio para a maneira como correm os serviços de obras públicas no distrito de Évora, onde nada se faz, a ponto de se encontrarem as estradas absolutamente intransitáveis, apesar de estarem dotadas desde o mês de Maio.

Precisava de dizer isto no Parlamento, porque, particularmente, já estou farto do envidar os meus esfôrços para que a Direcção de Obras Públicas realize os indispensáveis trabalhos nas estradas daquele distrito.

Peço, pois, a V. Exa. a fineza de transmitir ao Sr. Ministro do Comércio e Comunicações as minhas considerações, para que S. Exa. de as providências que o caso requere, principalmente para a estrada entre Évora e Redondo, que está dotada desde Maio com 7.000$, e que ainda nenhuma reparação sofreu.

Terminando, Sr. Presidente, peço ainda a V. Exa. que mande fazer uma larga distribuição do Regimento desta Câmara, porquanto os Deputados que aqui estão de novo ainda o não receberam, quando muito o precisam conhecer.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Transmitirei ao Sr. Ministro do Comércio e Comunicações as considerações que acaba de fazer o Sr. Domingos Rosado, e quanto ao pedido que S. Exa. fez para que se distribua o Regimento, tenho a dizer que pode S. Exa., ou qualquer Sr. Deputado que ainda não recebesse um exemplar do Regimento fazer a sua requisição, que mediatamente será satisfeita.

S. Exa. não reviu.

O Sr. Jaime de Sousa: - Sr. Presidente: as considerações que eu tencionava fazer hoje, já tive ensejo de as fazer ontem, e, assim, não preciso usar da palavra. Aproveito, porem, a ocasião para pedir a V. Exa. se digne consultar a Câmara sôbre se permito que a comissão de pescarias reúna durante a sessão.