O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

S&88ÕO de 12 de Janeiro de 1920

fizesse constar ao Ex.rao director da Escola, coioriol Sr. João Pereira Bastos, as condições de abandono em que se encontrava. Foi assim que, devido ao interesse tomado desde logo por este Sr., foi en-treguo aos cuidados dum hábil cirurgião que, observando-o, resolveu opera-lo desde logo, ^ atonto o seu estado, o qual era. devido ainda a um erro da experiência a que o sujeitaram nas vésperas da operação, cometendo-lhes o padecimento duma simples «hérnia muscular», num «sarcoma teleangectasio da tíbia».

i Conservou-se uns dias ainda em observação a fim de lhe ser feito exame histológico, sendo por fim operado no dia 5 de Dezembro (quási um mês depois)!, sendo-lhe completamente amputada a perna direita, sofrendo a desarticulação pela anca, o que se pode atribuir à incúria, falta de perícia e tratamento oportuno, como por várias vezes lhe fora afirmado, nEo só pelo cirurgião que afinal o operou, mas também por diferentes clínicos que fizeram serviço no mesmo hospital durante a sua longa permanência de nove meses e1 meio.

Completamente cicatrizada a ferida resultante dii operação foi, eni Agosto de 1917, presente à junta hospitalar que o julgou incapaz de todo o serviço, não podendo angariar meios de subsistência, pelo que foi, em Outubro, reformado com a pensSo fixa de $40 diários.

Atentas as condições expostas, em que se verifica que, do seu desas-tre, agravado pelas circunstâncias em que foi tratado, resultou o cortar-se-lhe por completo a carreira que seguia e ainda qualquer outra, visto quo só tem uma perna;

Considerando ainda quo 6sse desastre sobreveio quando adquiria uma habilitação da qual havia de resultar a sua promoção u oficial, que só o mesmo desastre fez com que a mio adquirisse, visto ser sargento»do quadro permanente;

Considerando mais, quo dós te modo se lho afigura injusto que tivesse sido considerado no mesmo pé de igualdade como qualquer sargento para efeito da classificação de reforma, e, nesta conforini-dado, parece ter sido j ú atendida uma reclamação idêntica, ao que o informam, vem requerer a V. Ex.as que lhe seja melhorada a sua reforma, isto 6T no pOsto de alferes, com vencimento como tal,

visto ter sido inutilizado em serviço o por efeito do mesmo.

Tavira, 14 'de Junho de 1919.— Armando José Marques Dias Ferreira, segundo sargento de infantaria, reformado!

Serviço da República — Eegimento de infantaria n.° 4 — N.° 823— Faro, 6 de Julho de 1916—Ao Sr. cheio do estado maior do exército — Lisboa.— Em aditamento à minha nota n.° 815, de ontem, cumpre-me informar V: Ex.a de que só encontra também nas condições de frequentar a Escola Preparatória do Oficiais Milicianos de Infantaria, por ter o G.° ano do liceu e ser segundo sargento, o segundo sargento, actualmente pertencente ao regimento de infantaria de reserva n.° 4, Armando José Marques Dias Ferreira, promovido a segundo sargento neste regimento em 18 de Junho último.— O Comandante, Francisco Augusto da Costa Martins, coronel de infantaria n.° 4.

Está conforme — Estado maior do exército, 5 de Julho de 1919. — O Chefe da Repartição, Gaspar do Couto Ribeiro Vilas, tenentc-coronel.

Escola Preparatória do Oficiais Milicianos de Lisboa. — N.° 424.— Posto: segundo sargento—Nome: Armando'José Marques Dias Ferreira —Unidade a que pertence: Infantaria de reserva n.° 4 — Companhia, bataria ou esquadrão enumero de matrícula: l.8- companhia, n.° 327— Habilitações literárias: 6.° ano dos liceus— Apresentação na escola: 28 de Julho de 1916"—Arma ou serviço a qne definitiva-'mente foi destinado:. Infantaria—Alterações : 1916, Agosto, Setembro, Novembro- -Convalescente em 2, 3 e 4—Convalescente em 6 e 7 — Baixa ao Hospital Militar de Belém em 8 de Dezembro — Do antecedente no hospital: 1917, Janeiro — Do antecedente no hospital: Agosto. Esta baixa foi por efeito de ferimento em serviço, (Ordem Escolar n.° 170, de 13 do Agosto de 1917)—Teve alta, do Hospital Militar do Belém em 18, sendo julgado incapaz do serviço activo e não po-dondo angariar os meios de subsistência— Infracções 'de disciplina e punições : Nada consta — Apuramento: Julgado nfio apto em 13 de Outubro de 1916.