O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 11 de Março de 1920

resumia-se em 20 contos para a construção do edifício e não sabemos a despesa que se faz com professores.

O projecto saiu desta Câmara manque] não sabemos o número de professores nem o número de cadeiras, como não sabemos se a importância a gastar é com l professor se é com 100.

Eu não sei se o actual Ministro das Finanças segue o mesmo proceder que o seu antecessor indicou no Senado/

Todavia preciso da .opinião de mais Srs. Ministros, pois por mais clara que seja não é ainda suficiente.

A remodelação do ensino industrial e comercial entre nós está muito atrasada. o A comissão de ensino técnico do Senado, a propósito deste parecer, certamente no intuito de o melhorar, introduziu-lhe profundas modificações que exigem a presença do Sr. Ministro da Instrução.

Preconiza-se nem mais nem meãos do que a criação duma escola primária superior a dentro da Escola de Campos Melo.

Sabe V. Ex.a, sabe a Câmara e infelizmente sabe o país, o que tem sido a nossa política pedagógica, quanto às escolas primárias superiores. São escolas, como já al-guSm aqui o afirmou, que por einquanto não tem função, em virtude da forma atri-biliária como tem corrido a política pedagógica, desde a restauração da Eepública, para não ir mais longe.

Oportunamente, Sr. Presidente, quando os trabalhos da Câmara o permitirem, farei ao Sr. Ministro da Instrução nma interpelação especial sobre este assunto, pois desejo saber o que S. Jix.a pensa sobre ele.

Sr. Presidente: tem-se praticado tanta imoralidade, tanto crime, sob o p.onto de vista pedagógico que chega a parecer impossível.

Sr. Presidente: por este projecto, vai dar-se ao Ministro do Comércio o direito de preencher esses lugares por uma forma que não ó a mais consentânea com os interesses do Estado, isto a pretexto de se criar um estabelecimento de ensino técnico, conforme as necessidades industriais daquela cidade.

Felizmente, vejo entrar o Sr. Ministro do Comércio, o como sei que a S. Ex.a estes assuntos merecem um especial carinho estou certo que S. Ex.a vai dizer--nos o que sobre ele pensa.

21

Eu tenho a certeza, disse e repito, de que S. Ex.a vai informar-nos dos seus pontos de vista e dizer que a Câmara fará bem adiando a discussão do projecto.

Sr. Presidente: o Sr. Ministro da Instrução tem de fatalmente pronunciar-se sobre este assunto.

Quando este projecto passou por esta casa do Parlamento, eu, como disse, manifestei os meus bons desejos de conseguir que ele fosse qualquer cousa de útil, e assim pus o meu fraco préstimo na sua discussão.

Fui secundado por outros colegas meus deste Indo da Câmara o assim não é só meu propósito,, mas de todos esses meus colegas, dar ao ensino aquilo que dove ser dado, facultar-lhe todos os meios para que bem possa desempenhar-se da sua missão.

Vários colegas tomaram .parte no debato que então se levantou e entre eles tenho o prazer de salientar, sem desprimor pari», nenhum outro, o ilustre pedagogo que é o Sr. Dr. Alves dos Santos.

S. Ex.a foi lançado para a discussão deste projecto, como eu fui lançado, rapidamente sem poder aperceber-se dele, tam complexo era.

S. Ex.a versou o assunto, visto ter mais conhecimentos de instrução do que eu, mas o que S. Ex.a não conseguiu foi dar ao projecto o aspecto que devia ter.

S. Ex.a encarou-o sob um aspecto restrito e sem o propósito, faço-lhe essa justiça, de evitar que os meus pontos de vista fossem aprovados pela Câmara. S.«Ex.a constatou que eles não tinham obedecido a uma disposição regimental.

Recordo que, a propósito do artigo 9.°, primitivo, do projecto, tendo S. Ex.a o Sr. Alves dos Santos mandado para a Mesa ein substituição um certo número de disciplinas que S. Ex.% conhecedor do assunto, entendia dever serem fundamentais no curso preparatório para o ensino de especialidades, S. Ex.a ciando como .deu uma redacção nova ao artigo 9.° deste projecto evitou que fosse votada a doutrina do meu artigo novo.

O que eu queria era qne a dentro de cada especialidade ficasse um certo número