O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 12 de Março de 1920

no intuito de o demover do seu propósito. (Apoiados}.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro da Guerra (Estêvão Águas): — Sr. Presidente: em nome do Governo tenho a declarar a V. Ex.a que é com desgosto que acabo de ouvir ler a •carta do Sr. Sá Cardoso renunciando ao lugar de Presidente desta Câmara, que desempenhou sempre com uma correcção, inteligência e imparcialidade inexcedíveis'. A minha opinião é que se inste com S. Ex.a para abandonar o seu propósito. (Apoiados).

O orador não reviu.

Ò Sr. Presidente : — Parece que a Câmara se manifestou duma maneira não absolutamente homogénea, tendo havido dois Srs. Deputados que desejam que eu empregue as minhas diligências junto de S. Ex.a o Sr. Sá Cardoso para que ele não mantenha o seu ponto "de vista, e tendo havido outros Srs. Deputados que, sem excluir esta idea, a completaram, entendendo que eu devo ir, à testa duma •comissão de Deputados, encetar as minhas diligências nesse sentido.

Nestas condições, pareçe-me que traduzo o pensamento unânime da Câmara, indo junto de S. Ex.a o Sr. Sá Cardoso, acompanhado duma comissão dos leaders

Vozes: — j Apoiado, apoiado ! .

O Sr. Presidente:—Em vista da manifestação da Câmara, considero aprovado este meu alvitre e oportunamente marcarei o dia de o pôr em prática. (Apoiados).

O orador não reviu.

Leu-se mais o seguinte

Oficio

Do Senado, comunicando ter sido designado o dia de hoje para a reunião do Congresso, pelas 16 horas-e 30 minutos.

Para a Secretaria.

Pedido de licença

Do Sr, Evaristo de Carvalho, dois dias. Para a Secretaria. Concedido.

Para a' comissão de infracções e faltas.

Cartas

Do Sr. Henrique • de Vasconcelos, pedindo autorização para aceitar unia co missão diplomática no estrangeiro.

Para a Secretaria.

Concedido.

Para a comissão de infracções e faltas.

Do Sr. Júlio Cruz, comunicando o falecimento duma filha.

Para a Secretaria.

Para a comissão de infracções e 'faltas.

O Sr. Presidente^ — Sujeito à apfovação da assemblea a proposta de que na acta seja lançado um voto de sentimento por tal facto, e que seja nomeada uma comissão para ir a casa do Sr. Deputado desanojá-lo. . Aprovado.

Admissão Foi admitido à discussão o seguinte

Projecto de lei

Do Sr. Afonso de Melo, autorizando o Governo a incluir no Orçamento Geral do Estado a quantia de 126:540 devida ao major Ezequiel Augusto Roque de Carvalho Machado, director da carreira de tiro de Trancoso*

Para a Secretaria.

Admitido.

Para a comissão de guerra.