O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dos Deputados

Do mesmo Ministério, satisfazendo ao -me ao voto de sentimento proposto por pedido, para o Sr. João Luís Ricardo, V. Ex.a peia morte do Silva Cunha, que em ofício n.° 450, de 3 de Março, j dentro do Porto, do onde eu sou, foi al-

Para a Secretaria.

Do Ministério das Colónias, enviando as relações sobre telefones, pedidas eni ofício n.° 721, para c Sr. Baltasar Teixeira.

Para a Secretaria.

Do Ministério do Trabalho, enviando o orçamento do Instituto de Seguros Sociais Obrigatórios e de Previdência Geral, para 1919-1920.

Para a comissão do Orçamento.

Da comissão parlamentar de inquérito ao Ministério da Guerra, comunicando a saída para o Porto, em serviço da mesma comissão, o Sr. Albino Pinto da Fonseca.

Para a Secretaria.

Para a comissão de infracções e f altas.

Da Junta Geral do Distrito de Faro, acompanhando uma representação da mesma Junta, sobre a defesa das propriedades dos ataques dos gados.

Para a comissão de agricultura.

Do Senado, devolvendo com alterações uma proposta de lei, que eleva a 3:600$ anuais, a pensão à viúva do capitão-te-nente Carvalho Araújo.

Para a comissão de finanças.

Representação

De empresas de Caminhos de Ferro do continente, pedindo que, pelas razões que expõem, não seja aprovada a proposta de lei que estabelece um imposto de saída pela fronteira seca.

Para a. comissão de comércio e indústria.

O Sr. Presidente: — Faleceu o antigo Deputado Silva Cunha, que foi nosso colega nas Constituintes e um dedicado re.-publicano.

Creio que interpreto os sentimentos da Câmara propondo uni voto de sentimento, do qual se dê conhecimento à família.

O Sr. Domingues dos Santos : — Em

nome da ^maioria desta Câmara associo-

0 Sr. Eduardp de Sousa: — Em meu nome próprio e dos Deputados que não têm filiação partidária associo-me à proposta de V. Ex.íl para que se lance na acta um voto de sentimento pela morte de Silva Cunha, antigo Deputado às Constituintes e antigo Senador. Associo-me em meu nome pessoal como antigo representante, nesta Câmara, de Penafiel, pertencente ao concelho do Amarante.

Silva Cunha foi uni homem de larga iniciativa, um forte espírito c dum grande empreendimento comercial e industrial, do qual o exemplo bem frisante é a Camisa-ria Confiança.

Pertenceu também ao Club dos Feuia-nos, uma sociedade de,recreio, mas que foi o mais forte baluarte na propaganda republicana no Porto.

Silva Cunha fez também ressurgir o teatro de S. João, bem como outras iniciativas.

Associo-me com o maior pesar ao voto de sentimento pela morte de tam ilustre cidadão.

O Sr. Júlio Martins : — Associo-me ao j voto de sentimento proposto por V. Ex/1 l pela morte de Silva Cunha.

O Sr. Manuel José da Silva (Porto): — Sr. Presidente: em nome da minoria so-I cialista associo-me ao voto de sentimento j proposto por V. Ex.a, dizendo ao mesmo i tempo que, sendo eu do Porto, acoinpa-' nhci em vida Silva Cunha, que foi um homem que teve muito valor dentro da República e de quem se devia imitar o exomplo.

Faço votos por que todos o imitem e associo-me com todo o pesar a Gsse voto.

O Sr. Carvalho Mourão : — Sr. Presidente : enternecidamente me associo ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a pelo falecimento desse honrado cidadão, dôsse verdadeiro homem de bem, que se chamou António da Silva Cunha. (Apoiados).