O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Da Escola Industrial de Machado de Castro, convidando S. Ex.a o Presidente e Srs. Deputados a assistir à sessão inau-geral da exposição de trabalhos escolares naquele estabelecimento.

Para a Secretaria.

Fedidos de licença

Do Sr. Joaquim Ribeiro de Carvalho, cinquenta dias.

Do Sr. José Rodrigues Braga, trinta dias.

Do Sr. João Salema, quinze dias.

Do Sr. José de Almeida, dois dias.

Do Sr. Camarate Campos, dois dias.

Do Sr. Plínio Silva, um dia.

Para a Secretaria.

Concedido.

Comunique-se.

Para a comissão de infracções e faltas.

Carta

Da Ex.ma Sr.a D. Ester Abreu Carvalho Araújo, viúva do capitão-tenente Carvalho Araújo, agradecendo à Câmara o aumento da sua pensão.

Para a Secretaria.

Telegramas

Ovar.— Do núcleo de professores dês-te concelho, protestando contra o projecto de lei que marca os tempos lectivos nas escolas primárias.

Para a Secretaria.

Do presidente da Junta do freguesia de S, Pedro, de Alva, dizendo que vão ser dirigidas reclamações à Câmara sobre socorros para a freguesia, em consequência dos prejuízos causados pela trovoada do dia 26.

Para a Secretaria.

Requerimentos

Da Junta de freguesia ue B.ueelas. concelho de Loures, pedindo á cedência, por 1005, do passal da mesma freguesia, en-corporado na Fazenda Nacional, para construção duma escola.

Para a comissão de administração pública.

Do segundo sargento de cavalaria 4, Amadeu Henriques. licen ceado em 1918, pedindo para continuar no efectivo ao

Diário da Câmara dos Deputados

abrigo da alínea cí) da circular n.° 167 p. 8/3, de 4 de Outubro de 1919. Para a comissão de yuerra.

Cópias do relatório do Sr. director geral do Comércio Agrícola, Joaquim Bel-ford, sobre a distribuição feita por aquela Direcção Geral da farinha dos vapores Dondo e Leaparck, e onde pede que seja dado conhecimento à Câmara e publicados os documentos no Diário do Governo.

Para a Comissão de Inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos.

Antes da ordem do dia

O Sr. Campos Melo: — Sr. Presidente: como se não encontra presente qualquer membro do Governo que possa tomar na devida atenção as minhas considerações, peço a V. Ex.a para as transmitir ao Sr. Ministro do Interior com a máxima brevidade, porquanto se trata dum caso grave que reclama as mais enérgicas e imediatas providências.

Trata-se da epidemia de tifo exantema-. tico que grassa assustadoramente na cidade da Covilhã, cidade composta quási exclusivamente de operários, gente pobre que, por si só, não pode obstar ao alastramento de tam grave doença. Eu sei que o Sr. Dr. Ricardo Jorge tomou'já algumas medidas nesse sentido, mas o certo é que, pela insuficiência delas, não é possível debelar o mal, nem evitar que a epidemia se estenda a todo o País, como parece sucederá se as mais enérgicas e rápidas providências não forem tomadas por parte do Poder Executivo.

Q Sr. Orlando Marcai: — Sr. Presidente : casos extremamente graves para o meu bom nome, fazem com que eu chame hoje a atenção de V. Ex.a para o que vem sucedendo com a comissão de inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos.