O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

mandar- pôr na primeira parte da ordem do^dia o- parecer. n.-° 494*

O Sr. Sousa Varela,: — Sr. Presidente-porque não está presente o Sr. Ministro da Gruerra, eu rogo- a- V. Ex.a a fineza de transmitir a S. 'Ex.a< as- poucas1 palar vras que vou pronunciar acêrca< dum.- ca-só qa:e reputo gravíssimoi

ST. Presidente : à Escola.- de Aviação de Alverca pertence o alferes* aviador Nuno Duarte, que, sem razão: alguma, tendo dado provas de republicano e produzido os melhores; trabalhos sobre aviação, acaba de sei" demitido por efeito duma violência inqualificável.

Este oficial j& requerem uma sindicância aos seus actos para se apurar qual o/ motivo da sua violenta demissão, e para que, ao menos, se aclare que se- trata dum- homem de honraf, e que, se se procedeu dessa maneira p'ara>com ele, foi por não- ter lâmpada acesa na Casa de Meca.

O orador não reviu.

G Sr. Hermano de Medeiros: — Sr. Presidente : pedi a palavra para saber o des-

t™ ^ ^—.^ f^' J « ,1 ^ « 3 -. „ „ í«4-i-;«<_-1 p='p' tuc='tuc' hji='hji' iilu='iilu' uucid='uucid' cl='cl' uciu.u='uciu.u' jjolclygco='jjolclygco' iilld='iilld' _.-='_.-'>

que- dirigi aos dois últimos Ministros da Instrução, os quais se deram por habilitados a responder a elas, não podendo eu, todavia, realizá-las.

Em todo o caso, peço a V. Ex.a que me reserve a palavra para quando estiver1 presente o actual Sr. Ministro da Instrução;

O orador não reviu.

O Sr. Presidente": — Na Mesa só. existe uma- nota de interpelação, dirigida por V. Ex.a ao Sr. Ministro da Instrução, mas * não consta-- que o último dos Minis.-tros que sobraçou essa pasta se tivesse dado por habilitado a responder a ela-.

S-. Ete" n&o, -reviu*.

O Sr. Hennano: de; Medeiros : — Além -j mandei tambôm).- para a Mesa. uma* outra nota de ihterpel açaí)' dirigida» ao* Si*; Ministro- do TrabaltíassSbre as hospitais,1 mas a essa ainda S. Ex.a se-não- deu> por.' habilitado a responder! Orn^ir. desejo1 -sej ria que ambas as interpelações se realizassem'.

O', orador nã'ò- reviu.

Diária da*C&maror dos-Deputados

O SP. Campos Melo: — Sr. Presidente: para ordem do dia de hoje-está-marcada, em primeiro lugar, na segunda parte, o parecer n.° 507, relativo a exames de instrução primária.

Eu lembro a V. Ex.31 que as aulas fecham hoje, e1, até agora, nem alunos, nem professores, nem pais de alunos sabem se há exames, ou se não há exames!

Parece-me, por* is-so, urgente que êsse-assimto se resolva quanto antes- e, nestes-termos, peço a Y. Ex.a se digne consulr tara Câmara, sôore se permite que esse parocor entro imediatamente em discussão.

O orador não • reviu.

0: Sr. Presidente: —Imediatamente, não pode ser.

Exactamente por eu reputar o assunto urgente, é que mandei colocar em- primeiro lug-ar, na segunda parte da ordem do dia, esse parecer, e suponho que ele deve ser discutido na- sessão de hoje, depois de terminar o debate sobre a declaração ministerial, que ocupa a primeira parte da ordem do dia.

O Sr PrAQÍrlprítp1?----T?,st3n r>rp

,_, r^-. _ _ j

Srs. Deputados.

Está em discussão a acta.

Pausa.

Como ninguém pede a palavra, considera-se aprovada.

Foi aprovada:

O Sr. Presidente-:—O Sr. Alfredo de Sousa-requereu que o parecer n.° 494 entre em discussão amanhã, em primeiro lugar, na segunda parte da ordem- do-dia.

Os Srs. Deputados -que aprovam, queiram ter a bondade de levantar-se.

Pausm

O Sr. Cunha Liai: — Quando há pouco falei, mostrei o desejo de que o Sr. Presidente fosse, em nome da Câmara, e come-manifestação de simpatia5 pela alta figura de republicano, O1 Sr. coronel. Jaime de-Figueiredo, junto d$ S-. Ex.a o- Sr. Ministra da, G-uerra;, notificar-lhe- que-& Câmara1 dos- Deputados veria com prazer' que' fôss-e; dadb rápido deferimento -ao; requerimento daquele- distinto oficial do--exército.