O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

Diário da Câmara dos Deputadas

, O Sr. Jorge Nunes: —^V. Ex.a pode-me dizer a que horas só encerra a sessão?

O Sr. Presidente: — Às 19 horas e 20 minutos.

Os Srs. Deputados que aprovam o requerimento do Sr. Afonso de Macedo, para que a sessão seja prorrogada até se votar a questão prévia, queiram levantar-se.

O Sr. Afonso de Macedo: — A minha proposta foi para prorrogar a sessão até se elegerem as comissões.

4 O Sr. Eduardo de Sousa: — ltequciro,a-contraprova.

O Sr. Presidente: — Os Srs. Deputados •que rejeitam a proposta do Sr. Afonso do Macedo queiram levantar-se.

Foi c

O Sr. Eduardo de Sousa:—Invoco o § 2.° do artigo 110.°

O Sr. Presidente: — Tem V. Ex.a ra-:zão ; vai proceder-se à contagem. Estão

Não há número e como tal vai proce-

Prócedeu-se à chamada.

O Sr. Presidente : — Estão presentes 60 Srs. Deputados, pelo que se vô que há número e"assim tem a palavra o Sr. António Maria da Silva.

O Sr. António Maria da Silva:

da palavra.

-Desisto

O Sr. João Camoesas: — Sr. Presidente: os argumentos apresentados pelo Sr. Jorge .Nunes sobre a questão prévia não colhem, nem têm razão do ser; de resto estou inteiramente de acordo comas palavras pró-.feridas polo Sr. Ladislau Batalha.

Só a minha questão for aprovada ficamos desde já com todas as comissões eleitas, o que mo parece de toda a vantagem.

Trata-se do aproveitar o tempo, trata--só, mesmo quo não só desse o caso de •estarmos em vésperas da transformação

total do funcionamento desta Câmara, trata-se de adoptar um processo que já é adoptado em outras Câmaras.

Não é, portanto, para desperdiçar o meu processo porque ôle está adoptado em muitas partes o tendo à economia de tempo quo só pode ser útil para o país e contribuir para o prestígio tio Parlamento.

Nestas condições, apesar de toda, a minha boa vontade em ser amável para com o Sr. Jorge Nunes não posso aceder ao seu desejo do que eu retire a minha questão prévia.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Plínio Siiva: — Sr. Presidente: sou obrigado a manifestar a minha opinião sobro esto assunto visto quo na sessão de ontem estivo defendendo uma certa doutrina para constituição futura das comissões.

Folgo que a comissão do Regimento tenha dado 'a conhecer à Camará quo está disposta a propor alterações do harmonia com a doutrina que defendi.

Entendo, porém, dever dizer algumas palavras sobro o aditamento proposto polo Sr. João Camoosas.

Parece-me que só deve adoptar um processo diferente do proposto para a questão da substituição dos membros das diferentes comissões.

Assim, se não estou em erro, S. Ex.a propõe quo os membros desta Câmara que devem substituir as faltas nas comissões devem ser escolhidos pelos leaders dos diferentes agrupamentos.

Sabe S. Ex.a quo já esta Câmara resolveu, para facilitar um pouco a nomea-Çc*lo de membros para diferentes comissões e repetir constantcmente votações, que à Presidência fosse dada a faculdade de nomear os membros quo deviam substituir nas diferentes comiss.õcs aqueles-que estavam em impedimento.