O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dou Deputados

rés de Santa Clara, como testemunhas num processo disciplinar, os Srs. Manuel de Brito Camacho e António Maria da Silva.

Arquive-se.

Pedidos de licença

Do Sr. Orlando Marcai, 10 dias.

Concedido.

Comunique-se.

Para a comissão de infracções e faltas.

Do Sr. Camarato de Campos, 3 diis. Do Sr. António Dias, 8 dias. Concedido. Comunique-se.

Para a comissão de infracções e faltas.

Representação

Da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, enviando cópia dd acta da reil-nião realizada com os contribuintes daquele concelho protestando contra as propostas de finanças.

Para a Secretaria.

Telegramas

Dos funcionários das Câmaras Municipais de Silves, Loulé, Lagoa, Alvito, Ta-vira, Oliveira de Azeméis, Régoa, Olhão, Espinho e Caldas da Rainha, pedindo a aprovação do projecto de lei melhorando a sua situação.

Do Sindicato de Famalicão, protestando contra as propostas de finanças.

Da Associação dos Comerciantes do Porto, pedindo suspensão da lei n.° 1:096, c condenando as propostas de finanças.

Dos oficiais de justiça de Fafe, pedindo discussão do parecer n.° 617. Para a Secretaria.

As 16 horas e 15 minutos o Sr. Presidente declara estarem presentes 45 Srs. Deputados.

Antes da ordem do dia

O Sr. António Dias:—Sr. Presidente: pedi a palavra para enviar para a Mesa uma representação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, protestando contra as propostas de finanças que estão em discussão nesta Câmara.

Tenho dito.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis):—Sr. Presidente: desejava a presença de qualquer membro do Governo, e estranho que o Ministério se não faça representar, no espaço destinado a antes da ordem do dia.

Ainda ontem, a propósito dum requerimento apresentado pelo Sr. Barbosa de Magalhães, no sentido do que se discutisse determinado projecto antes da ordem do dia, eu tive ocasião de salientar o facto de se não conseguir número suficiente para se discutir qualq.ier projecto nesse espaço de tempo.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Alberto Vidal:---Sr. Presidente: pedi a palavra para mandar para a Mesa um projecto de lei, autorizando o Governo a conceder à Cruz Vermelha a quantia de 7.000$, números redondos, importância com que esta sociedade entrou nos-cofres públicos, para fazer L compra de um prédio, para as suas instalações.

Dispenso-me" de enumerar os relevantes-serviços prestados por esta colectividade,, para só me referir ao facto de, no Tratado de Versailles, as potências contratantes se obrigarem a favorecer a organização da Cruz Vermelha.

Nestas condições elaborei um projecto, que consta apenas de dois artigos, e para o qual requeiro a urgência.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Álvaro Guedes:—Sr. Presidente: sendo esta a primeira vez que falo nesta casa. após a eleição de V. Ex.a para o cargo que tam dignamente exerce, eu tenho a honra de apresentar a V. Ex.a os-meus cumprimentos.

Sr. Presidente: desejo pedir a V. Ex.a o favor de me informar porque não tem sido dada execução a unia deliberação da Câmara, tomada numa das últimas sessões, antes das férias, acCrc£. dum projecto que tive a honra de apresentar, e que é subscrito também pelo Sr. Orlando Marcai, acerca da situação dcs ajudantes do registo civil.