O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de l de Jl/arço de 1021

Sucedendo que a primitiva verba do 48.000$ só podo sor inscrita na proposta orçamental do Ministério da Guerra, para 19JO-1921, não se pôde, oportunamente, fixar o contrato da referida instalação por Cste preço.

Nestes termos o desde qno se não faça imediatamente o contrato respectivo para a referida obra ao preço de tíO.OOO-i da segunda proposta da mesma casa construtora, acontecerá que nem por esto último preço só poderá realizar a citada instalação.

Por isso tenho a honra do submeter à vossa aprovação a seguinte proposta:

Proponho quo o dnodócimo a votar para desposas do Ministério no mês de Março próximo futuro seja aumentado da quantia de i3lí.OOUf$, importância esta quo será adicionada, como reforço, à verba de 48.000;) inscrita no capítulo 9." da desposa extraordinária da proposta orçamental do mesmo Ministério para 1920-19:21.

Em "21 do Fevereiro de 19JL—Libe-rato Damiào Ribeiro Pinto. — Alca.ro de Castro.

O Sr. Presidente : — Os Srs. Deputados quo aprovam a urgência o a dispensa do Regimento para o pnjocto que acaba de ser lido na Mesa queiram levantar-so.

Foi aprovado, e tendo em set/itida sido posto à apreciação da Câmara, foi aprovado sem discussão.

O Sr. Ferreira Dinis: — Peço a V. Ex.a o obséquio de consultar a Câmara sobre só dispensa a leitura da última redacção.

Foi aprovado.

O Sr. Presidente:—Numa das últimas sossões foi rqquerida a contraprova para que o projecto n.° 999 baixasse à comissão do legislação pública; porém, om vista de umas dúvidas que se levantaram, não chegou a efectuar-se essa contraprova, o quii só vai fazer agora.

Vai, pois, proceder-se a essa contraprova.

Os Srs. Deputados quo rejeitam queiram levantar-se.

Foi aprovado.

Com número regimental, foi aprovada a acta.

O Sr. Presidente: — Tendo falecido a mão do Senador Sr. António Varela o avó do nosso colega Sr. José Varela,proponho quo só lance na acta das sessões um voto de sentimento.

Proponho igualmente um voto do sentimento pela morto do ilustro publicista, Sr. José do Arriaga, irmão do falecido Prcsidento da República, Sr. Manuel de Arriaga.

O Sr. Viriato da Fonseca:—Em nome do Partido Liberal, dada a situação do respeito o consideração de quo gozam os Srs. Deputado José Varela o Senador António de Sousa Varela, associo-me ao voto do sentimento proposto por V. 'Ex.a

igualmente me asso.cio ao voto de sentimento pela morto do Sr. Josó do Arriaga.

O orador não reviu.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira do Azeméis): — Em nome do Partido Popular, associo-me aos dois votos do sentimento propostos por V. Ex.a

O orudur não reiiu.

O Sr. Jacinto de Freitas:—Em nomo do Partido Reconstituinte associo-mo ao voto de sentimento pela morto da mãe do Sr. Senador António do Sousa Varela e avó do nosso colega Sr. José Varela.

Propôs V. Ex.a um outro voto de sentimento pelo falecimento do Sr. Josó de Arriaga.

Representando nesta casa do Parlamento o espirito da ordem, tradicionalmente ligado om Portugal à causa da liberdade o da democracia, ó com a maior sinceridade quo mo associo a ésso voto do sentimento.

Não é demais qno o Parlamento presto esta derradeira homenagem ao Sr. Josó do Arriaga, não por ter tido na sua vida pública um posto do relevo, mas porque pôs toda a sua «inteligência e boa vontade ao serviço do trabalho literário e do investigador admirável o paciente, afirmando assim o seu amor h terra portuguesa, bem como o seu amor h liberdade na bela obra que escreveu sobro os homens de 1820.