O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 8 de Março de 192J

Lémbro-me da conversa que então tivemos.

Eu disse a S. Ex.a que, segundo as informações que tinha, se preparava uma revolução contra o Governo, e que os espíritos no Corpo Expedicionário Português estavam convencidos de quo essa revolução se faria durante a guerra ou após ela.

Poucos meses depois o Sr. Bernardino Machado era destituído da Presidência da República por um acto revolucionário e expulso do país por aqueles que tinham assaltado o Poder.

Pois essa revolução encontrou no Cor^ pó Expedicionário Português não uma demonstração de repulsa, mas um eco de simpatia.

Vozes : — Não apoiado.

O Orador:—Ouvi alguns «não apoiados» de ilustres Deputados que estiveram no front. Mas devo explicar que os sentimentos que nessa ocasião se patenteavam no Corpo Expedicionário Português eram de desagrado, em virtude de se não ter dado cumprimento ...

Interrupção.

Q Orador: — Não podia referir-me aos oficiais republicanos que estavam na frente e que, tendo-os ouvido, sabia que estavam cheios de fé pela vitória dos aliados e que se encontravam dispostos a todos os sacrifícios pela sua Pátria.

Nas minhas palavras refiro-me a esses defetistas, que eram as unidades que se-haviam recusado a ir para a guerra e estavam na frente.

Os factos não se passaram há muito tempo, e não tenho medo de dizer a verdade.

O Sr. Plínio Silva (interrompendo]: — Creio que V. Ex.a pertenceu a infantaria n.° 22. Essa unidade foi para a frente e não me consta que se tivesse dado o mais pequeno .acto de indisciplina.

O Orador/.—Folgo de poder prestar a minha hornpnagein a infantaria 22, que na noite de Santo. António suportou um formidável choque dos alemães, tendo em pouco mais de .uma hora um número de baixas bastante considerável.

Folgo de ter ocasião de dizer que nunca esse batalhão se indisciplinou, e que se porventura não, fez oferecimentos, jamais se negou ao cumprimento do seu dever, e que a sua admirável resistência oferecida aos inimigos., se foi devida, em grande parte, aos belos soldados de que ura composto, foi também consequência, em grande parte, do admirável núcleo de oficiais que estavam à sua fronte. (Apoiados}.

Esse batalhão, se porventura estivesse devidamente comandado, teria feito mais. Infelizmente, esse batalhão precisou de ter cinco ou seis comandantes, e entre esses comandantes um houve que já tinha afirmado qualidades de combatente o de republicano.

Outros houve que, tendo sabido organizar os serviços do batalhão, muito havia a esperar da sua acção na guerra." (Apoiados).

Pois esse batalhão, ainda até hoje não recebeu, por parte dos Governos da Jxo-pública, o apreço dos seus serviços relevantes prestados na guerra.

O Sr. Plínio Silva: — O que é para lastimar.

O Orador: —Depois deste parêntesis, dovo dizer, sem quo isso constitua o mais pequeno aviso e sem ter a pretensão de fazer profecias que, se porventura enveredarmos num regime de violências, especialmente pelo que toca a partidos e a sentimentos, como as mesmas causas produziram sempre os mesmos efeitos, regressaremos a uma época de perturbações, regressaremos a um período de incertezas.

Compete-me, jjor iim, explicar a atitude do meu partido por ocasião da resolução da crise passada, de que saiu o Governo actual.

O meu partido aconselhou ao Sr. Presidente da República a dissolução, como conveniente para a Pátria.

A dissolução não é apenas unia aspiração por parte da Nação e da Sepública, que estão sempre consubstanciadas o confundidas, mas é -um preceito constitucional, que aconselhamos com sinceridade, devido ao momento que atravessamos.