O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 6 de Dezembro de 1922

José Joaquim Gomes da Vilhena. José Marques Loureiro. José Mendes Ribeiro Norton de Matos. José Novais de Carvalho Soares de Medeiros.

José de Oliveira Salvador. Júlio Gonçalves. Juvenal Henrique de Araújo. Leonardo José Coimbra. Manuel de Brito Camacho. Manuel Duarte., Manuel Ferreira da Bocha. Mariano" da Rocha Felgueiras. Maximino de Matos. Nuno Simões. Paulo Limpo de Lacerda. Pedro Augusto Pereira de Castro. Rodrigo José Rodrigues. Sebastião de Herédia. ' Tomás de Sousa Rosa. Tomé José de Barros Queiroz. Vasco Borges. Ventura Malheiro Reimão. Vergílio da Conceição Costa. Vitorino Máximo de Carvalho Guima-

Às 15 horas principiou afazer-se a chamada.

Õ Sr. Presidente: — Estão presentes 51 Srs. Deputados. Está aberta a sessão. Vai ler-se a acta. Eram 15 horas e 15 minutos. Leu-se a acta. Deu-se conta do seguinte

Expediente

Ofícios

Do Conselho Superior de Finanças, enviando relações de créditos especiais visados e anotades de l de Janeiro a 30 de Novemoro de 1922.

Para a comissão de finanças.

Do secretário do Comité Nobel do Parlamento Norueguês, acompanhando exemplares duma circular, para distribuição.

Para a Secretaria.

Pedido de licença Do Sr. Vergílio Costa, 15 dias. Concedido. Comunique-se. Para a comissão de infracções e faltas.

Representações

Da Câmara Municipal do Sardoal, protestando contra leis que indica e pedindo a publicação da sua reclamação no Diário das Sessões.

Para a comissão de administração pú~ blica.

De Salvador Nunes Teixeira, reclaman-•do contra a sua preterição no provimento de , vagas de professores provisórios no Liceu Central de Emídio - Garcia, de Bragança.

Para a comissão de instrução secunda" ria.

De Júlio AJcino Cordeiro, segundo sargento de infantaria n.° 6, pedindo despacho ao requerimento que enviou a esta Câmara em 3 de Maio findo.

Para a comissão de guerra.

antes da ordem do dia

O Sr. Viriato da Fonseca (para interrogar a Mesa):—Desejava preguntar a V. Ex.a se o Sr. Ministro das Colónias já respondeu à minha solicitação para consultar alguns documentos no seu Ministério.

Eu sei que, particularmente, já Ex,a •deu ordem, mas desejava saber se já existe na Mesa alguma comunicação.

O Sr. Presidente: —Vou ver o que há, e depois informarei V. Ex.a

O Sr. Hermano de Medeiros: — Sr. Presidente-: sendo esta a primeira vez que uso da palavra nesta Câmara, depois da eleição de V. Ex.a, devo em primeiro lugar saudá-lo pela sua ascenção a esse alto lugar.

Sr. Presidente: eu já preguntei porque é que nesta Câmara não havia aquecimento,.apesar de haver uma verba destinada a esse fim.

Desejava que V. Ex.a me informasse se se pretende matar os Deputados com frio.

O orador não reviu.