O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4
Diário da Câmara dos Deputados
Do pároco, regedor, Junta de freguesia de Monção.
Do pároco, regedor, Junta de freguesia de Aver-o-mar, Confraria das Neves, Sacramento. Associações do Coração de Jesus e Almas.
Das Associações do Coração de Jesus e Adoração Reparadora de Boaldela, Viseu.
Da Irmandade de Sant'Ana, Orgéns, Viseu.
Para a Secretaria.
Ofícios
Do pároco e presidente da Junta de freguesia do Arneiro das Milhariças, concelho de Santarém, apoiando as reclamações dos católicos.
Para a Secretaria.
Do Ministério da Marinha, enviando uma lista de antiguidades dos oficiais da armada, para o Sr. Tomás Rosa e em satisfação do ofício n.º 419.
Para a Secretaria.
Dos sargentos da guarnição da Horta pedindo a aprovação do parecer n.º 442.
Para a Secretaria.
Do Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal da Horta, pedindo a aprovação duma proposta, apresentada no Senado, para que a Companhia «Western Union» pague àquela câmara designada importância, pelos telegramas expedidos pelo cabo que se projecta amarrar naquela ilha.
Para a comissão dos correios e telégrafos.
Do Sr. Deputado Hermano de Medeiros, associando-se à repulsa da Câmara pelo cobarde atentado contra o Sr. Carvalho da Silva.
Para a Secretaria.
Representações
Da Companhia Geral de Cal e Cimentos, pedindo auxílio igual ao concedido à Empresa dos Cimentes de Leiria.
Para a comissão de comércio e indústria.
De vários cidadãos, inquilinos de prédios pertencentes à Câmara Municipal do Pôrto, junto do Mercado do Bulhão, protestando contra a modificação dos contratos de arrendamento que aquela pretende fazer.
Para a comissão de administração pública.
Antes da ordem do dia
O Sr. Presidente: — Vai entrar-se no período de «antes da ordem do dia».
Tem a palavra, para um negócio urgente, o Sr. Almeida Ribeiro.
O Sr. Almeida Ribeiro (para um negócio urgente): — Sr. Presidente: em fins de Março foi prorrogada até fins de Maio a sessão legislativa corrente. Porém, estamos quási no fim,do mês, e ainda há diplomas a elaborar que importam essencialmente à vida do Estado, e que exigem a continuação da sessão legislativa por bastante tempo, sendo por êsse motivo necessário prorrogá-la.
Como à Câmara dos Deputados compete a iniciativa da prorrogação, mando para a Mesa a respectiva proposta, para a qual peço a urgência e dispensa do Regimento.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Presidente: — Como ainda não há numero necessário para votação, a proposta de V. Ex.ª fica sôbre a Mesa, para ser oportunamente discutida.
O Sr. Prazeres da Costa: — Sr. Presidente: pedi a palavra para chamar a atenção do Govêrno para os gravíssimos factos que se estão passando na Índia, e que traduzem uma verdadeira anarquia.
Consta dum telegrama de Nova Goa que a tipografia do jornal O Pigmeu foi invadida pela fôrça armada, e, depois de arrombadas as portas, foram as mesmas seladas, tendo sido empastelado todo o tipo.
Foi também, acrescenta o telegrama, violado o domicílio do administrador do referido jornal e guardada a redacção pela fôrça armada.
Ignoro o motivo das constantes perseguições de que está sendo vítima a imprensa da Índia.
Não ignora V. Ex.ª, Sr. Presidente, que há pouco tempo ainda foi agredido