O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 Diário da Câmara dos Deputados

1:769 e não do decreto n.° 10:473, que considera inconstitucional.

Para a Secretaria.

Telegramas

Da Câmara Municipal do Resende e da Junta Escolar de Pombal, pedindo a revogação do decreto n.° 10:776.

Para a Secretaria.

Da Associação Comercial o Industrial do Famalicão, pedindo a modificação do horário do trabalho.

Para a Secretaria.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - Vai entrar-se no período do "antes da ordem do dia".

O Sr. Jaime de Sousa: - Sr. Presidente: apenas três palavras, para lembrar a V. Exa. e à Câmara que passa hoje o terceiro aniversário da chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabial ao Brasil.

O tempo vai depressa e a memória dos homens, neste momento, não é de moldo a manter bom viva a recordação do actos, ainda que êles sejam para a Nação da importância daqueles que ha três anos Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizaram.

Sr. Presidente: é mais do que um simples rasgo de heroicidade que nós temos de rememorar periodicamente, em taee dos resultados obtidos com essa formidável emprêsa a que se abalançaram os dois ilustres portugueses.

A travessia do Atlântico sul; realizada nas condições em que o foi, devida nos estudos astronómicos de Gago Coutinho e, à descoberta o prática dos bons processos de navegação aérea por meio dos astros, veio coroar brilhantemente toda, a série dos conhecimentos humanos aplicavéis à navegação aérea.

Sr. Presidente: as travessias que tinham sido feitas anteriormente no Atlântico não tinham, sido efectuadas scientificamente, não tinham a auxiliá-las processos astronómicos perfeitos ou imperfeitos, como já acontece neste momento.

Recorda-se V. Exa. e recorda-se a Câmara que a travessia feita pelos americanos em 1920 foi auxiliada por uma linha do navios de guerra, colocados a 50 milhas de distância, cousa que pecuniàriamente, custou extraordinárias somas, só podendo ser feita por um país rico como a América do Norte.

Assim, os aviadores americanos, saindo de Cape Rase pelo Alaska, e atravessando o Atlântico, seguiram uma linha marcada no mar por grandes unidades de combate.

Mais tarde, dois aviadores ingleses fizeram a travessia do Canadá para Inglaterra, à aventura, lançando-se para leste o caminhando até encontrar a torra, sem terem os conhecimentos da navegação completos e perfeitos, com que essas travessias hoje se fazem.

Foi preciso que o ilustre oficial de marinha, almirante Gago Coutinho, tivesse descoberto o processo e o tornasse prático para as observações astronómicas feitas a bordo do avião, e permitindo que, em qualquer altura, se pudesse determinar a sua posição geográfica.

E de tam largo alcanço a descoberta de Gago Coutinho, por meio do sen sextante, que a sciência de todo o mundo ainda hoje faz justiça, aos aviadores portugueses.

Sendo assim, o estando adentro das nossas fronteiras uma comissão de oficiais aviadores espanhóis, que neste momento prestam homenagem aos aviadores portugueses, rememorando o feito de 1922, é conveniente que o Parlamento recordo o dia de hoje, data gloriosa por todos os títulos, de forma a que na acta fique exarado, que alguém se lembrou dos heróicos aviadores portugueses, que têm belas páginas não só na nossa história, mas também na história da aviação do mundo.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Francisco Cruz: - Sr. Presidente: nesta época não há meios termos: ou tudo são incenses, ou tudo são protestos.

Na verdade, recordo muito vivamente a gloriosa data de hoje, em que Sacadura Cabral e Gago Coutinho concluíram a formidável viagem de Lisboa ao Rio de Janeiro.

Um dêsses heróicos aviadores já hoje não pertence ao número dos vivos, mas