O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

orador não insultou ninguém no discurso a que nessa nota se faz referência.

Apenas castigou com severidade atentados sem nome que se estavam praticando contra a humanidade. Altivamente foi nesse momento o intérprete da emoção sagrada que havia atravessado a alma sentimental e generosa da nossa raça, ao saber-se como na pobre Bélgica devastada se estavam assassinando velhos indefesos, violentando mulheres e decepando as mãos a inocentes crianças.

Com orgulho lembrará sempre essa página da sua vida.

Tem atrás de si um passado de tolerância para com as ideas alheias, dê piedade para com os vencidos, de generosa complacência para com todos os sofredores, e a sua alma indignou-se perante a prática de actos monstruosos de que a civilização actual já estava esquecida e que só conhecia pelo relato dos muitos livros em que se lêem as descrições das guerras da mais remota barbárie.

Diz-se na nota alemã que as palavras sobre o kaiser foram proferidas pelo chefe do .Partido Evolucionista.

Engano. O representante dos evolucio-nistas fez sim declarações em nome do seu partido, e com ele concertadas, mas a indignação colérica com que verberou os massacres e as crueldades da Alemanha só ao orador diz respeito.

Das palavras com que a traduziu, assume todas as responsabilidades perante a história, considerando-as como um aos mais nobres padrões da sua vida de combatente pelos altos princípios humanos.

De resto, o artifício é grosseiro de mais para que não se perceba e a mistificação demasiada para que não dê nas vistas. Com as suas referências ao seu discurso, procurou o Governo Alemão indispor com certas correntes de opinião do seu paia o homem que tem sido um indeíectível amigo da Inglaterra.

Baldado empenho.

Chegámos a uma hora ein que a diplomacia se não faz com argúcias nem sofismas, mas com a rude e desnudada verdade.

O Partido Republicano Evolucionista aprova sem reservas a atitude do Governo só' bre a requisição dos barcos alemães. Já a t:nha aprovado por intermédio do orador,

Diário das Sessões do Congresso

visto que o Sr. Presidente da República, essa alta figura de patriota e de republicano, o pôs ao corrente dos acontecimentos que se foram desenrolando, e o Sr. Ministro dos Estrangeiros, que neste lance se houve com prudência e acerto, lhe fez as suficientes comunicações para se poder considerar de posse do assunto.

j O momento que passa é solene ! Assistimos aqui todos a uma celebração cuja lembrança nos impressionará toda a vida. Precisamos por isso de ser dignos desse momento. O orador espera que o será. As suas palavras poderão ser impuras, mas a sua intenção julga-a livre de mácula. Nunca teve na sua alma ódios políticos. Nem mesmo odiou aqueles que no deposto regime o perseguiram. Muito menos podia odiar os que foram seus companheiros no credo republicano. Inimizades políticas sem dúvida as tem tido e porventura bem fortes. Pois neste momento solene e augusto sacode-as da sua alma para que esta, lavada e liberta, seja digna de ajoelhar perante o altar da Pátria.

Isto não quer dizer renúncia, nem abdicação, nem repulsa dos princípios, sempre professados e através de todos os sacrifícios mantidos. Isto significa apenas a aspiração desinteressada através da qual úós nos tornamos dignos de nós mesmos. Tem uma fé indestrutível nos destinos da nossa raça e na independência desta pátria sagrada. Ao lado da Inglaterra, poderosa e grande, da França, admirável, e das outras aliadas, venceremos. Mas se vencidos ficássemos nern por isso a sua consciência se perturbaria. Sê-lo íamos no cumprimento dum dever.