O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

1918-1919

SESSÃO N.º 19

EM 6 DE FEVEREIRO DE 1919

Presidência do Exmo. Sr. Zeferino Cândido Falcão Pacheco

Secretários os Exmos. Srs.

Luís Caetano Pereira

Guilherme Martins Alves

Sumário. — Verificando-se, pela chamada, haver na sala 19 Srs. Senadores, o Sr. Presidente declara aberta a sessão, aprovando-se em seguida a acta da sessão anterior. Leu-se o expediente. O Sr. Senador João José da Silva, antes da ordem do dia, faz várias considerações sôbre as novas tabelas dos conservadores do registo predial, achando-as exageradas; o Sr. Senador Carvalho de Almeida lê documentos vários, cópias de depoimentos feitos perante a policia internacional dos Aliados contra o Sr. Senador Alfredo da Silva; o Sr. Senador Severiano José da Silva requere, e é aprovado, que se generalize o debate sôbre êsse assunto; o Sr. Senador Alfredo da Silva responde às acusações que lhe foram feitas, considerando-as falsas e ilegítimas, e o Sr Senador Carvalho da Silva, replicando, diz que se limitou a trazer à Câmara, as provas que lhe pediram e que tinha em seu poder. Intervém ainda no debate os Srs. Senadores Luís Gama, que apresenta uma moção, que foi aprovada, tendente a fixar a doutrina de que o Senado nada tem com questões desta natureza, e Machado Santos, que produz novas acusações contra o Sr. Alfredo da Silva, o qual se defende com o mesmo calor com que o fez da primeira vez em que falou.

É concedida a urgência e dispensa do Regimento para o projecto de lei, vindo da. outra Câmara, autorizando o Govêrno a tomar quantas medidas julgar convenientes para debelar rápida-mente a revolução monárquica do norte. Aprova-se sem discussão, depois do Sr. Ministro da Marinha declarar que a autorização solicitada não envolvia nem a faculdade do Govêrno criar novos impostos nem a de contrair empréstimos.

Entra em seguida em discussão o projecto de lei que regula os termos em que os Srs. Senadores perderão, de futuro, o seu mandato. Falam os Srs. Senadores Pinto Coelho, Castro Lopes, Alfredo da Silva, Carneiro de Moura, Luís Gama e Oliveira Luzes, sendo o projecto aprovado com algumas emendas.

A sessão encerra-se às 18 horas e 6 minutos, marcando-se a seguinte para o dia 10, à hora regimental,

Senhores Senadores presentes à abertura da sessão:

Alfredo Monteiro de Carvalho.

Alfredo da Silva.

Artur Jorge Guimarães.

Carlos Frederico do Castro Pereira Lopes.

Cláudio Pais Rebêlo.

Francisco Nogueira de Brito.

Francisco Vicente Ramos.

Germano Arnaud Furtado.

Guilherme Martins Alves.

João da Costa Couraça.

João José da Costa.

João José da Silva.

João Lopes Carneiro de Moura.

José Epifânio Carvalho de Almeida.

José Maria Queiroz Veloso.

Luís Caetano Pereira.

Luís Xavier da Gama.

Tiago César de Moreira Sales.

Zeferino Cândido Falcão Pacheco.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Adolfo Augusto Baptista Ramires.

Afonso de Melo Pinto Veloso.

Alberto Correia Pinto de Almeida.