O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diáno das Sessões do Senado

oposição, em permanente ÍÍM-. lizaçào dos seus actos, sem deixar de cclaboiar nas suas iniciativas, desde qij.e a> reputemos oportunas e não prejudiciais.

Nào lhe levantaremos incidentes políticos ãe qualquer ordem, salvo se peio seu procedimento o Executivo os houve,: criado libertamente. Numa palavra faremos £L oposição que as circunstânciiis do país e a estranha constituição do G«'\êrno exigem, para bem da Pátria e da Pep-blicd.

LJas»arei, agora, a apreciar a. doHara-çào iiiiiiisttíí.ial, que se me a lisura viigt, e imprecisa, não obstante a su.i o-xtei-são, que a assemelha antes a um autêntic > esboço de programa partidário, do quo propriamente à plataforma mínima de realizações imediatas, com a indicação até — por vezes— da sucessão dessas realizações, que a situação do país, e "a m?sma constituição ministerial exigiam.

Seguirei, rã minha apreciação, a onle:n por que, na riesma declaração ministerial, se apresenta n os propósitos mais ou menos concretos de realização.

Assim quanto aos que primeiro se encontram de índole financeira, repaivirel, que nela nào se encontra, como seria j: ar E. desejar, o arremedo sequer de qualquer presidência temporária imediata — d.1 ocasião até— quo acarretasse logo no começo do íino maior recolhimento de receita^ para o Estado, pela sua mellioi' actualizaçiío.

Medidas otíis. é claro, de carácter inteiramente provisório, e que permitir! in que entretanto se cuidasse do trabalho metódico de aperfeiçoamento e alargamento do noiso sistema geral do impostos, cousa sempre de demorada apreeiaçãc e factura, e difícil de levar a bom termo, com indispensável eficácia.

Sobre a druda flutuante, u cuja formidável elevação não faço referências numéricas, por não ser necessário, visto que o Governo, melhor do que eu, conhece o sou montante, de estranhar é igualmente o absoluto silêncio da declaração ministerial.

(iPropòo-be o Governo pôr-lhe finnl-mente o devido travão? £ Tenciona diminuí-la ou projecta antes seguir com condenável innnvidez na sua engorda? Nada se diz, nada se sabe.

O problema cambial, problema gravi-

simo, a que se tem pretendido dar d i ver sãs soluções artificiosas entre nós, não merecei igualmente a mais leve referência na. declaração ministerial.

E, todavia, ele é um dos problema* iiids instantes e a que a opinião pública justamente alarmada presta mais atenção.

li,ni tdda a parte, por causa da guerra, se tem usado, e largamente, de acréscimos do impostos o recorrido aos empréstimos, c uer juteruos, quer externos. Aos externos só os privelegiados da sorte poderiam pensar em recorrer, no momento LCtual e os internos são meios de que os governos se servem para fazer face às necessidades financeiras dos seus países, ?eni promoverem maior inflação de circulação monetária, e sanearem o mercado interno de capitais. Pois é bem para causar estranheza que um Governo, constituído na5 condições deste e com as coin-petGncias que dele íazem parte, não faça a mais pequena referencia nem produza considerações a tal respeito.

Simplesmente no programa ministerial, se intercala um pequeno número de palavras respeitantes a restrições.

Aguardemos os detalhes, porque, da maneira -. aga, porque se lhe faz referência, não .se descortina a mais leve presunção ou indicação da orientação por que se pretende enveredar.

Sobre estradas, transportes ferroviários, utilização da frota, mercante e aproveitamento da energia hidráulica, divaga-"-se dum modo geral, com a afirmação única, precisa, quanto à participação financeira do Estado desde que as circunstâncias financeiras do Tesouro o permitam, o que realmente não é muito, dada a urgência instante de se proceder.

Fala-se também em subsistências mas em que forma vaga, meu Deus!

Por isso mesmo nos reservaremos para mais (evagar entrar na sua apreciação, na devida oportunidade.

; Faz-se referências quanto à modifica-çí\o do regime do pão!

Quanto a tipos? trata-se de nova contradança de diagraimis?

;. Mais novidades na composição do pão?

Nem uma palavra de esclarecimento; para quê?