O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSA.O 3ST.° 7

EM 14 DE DEZEMBRO DE 1920

Presidência do Ex.nil) Sr, António Xavier Correia Barreto

Heitor Eugênio de Magalhães Passos

Secretários os Ex.mos Srs.

Luís ioocêncio Ramos Pereira

Sumário.— Aberta a sessão com a presença de 32 Srs. Senadores foi lida a acta, e aprovada f em reclamação, d-indo-te seguidamente conta do expediente

Aberta a inscrição usa d>.i palavra o Sr. Ferraz C/mye.í; requerç, e a Câmara aprova, urgência para um projecto referente às promoções nas armas de cavalaria c infantaria

O Sr. Vasco Morgues fala acerca da telegrafia sem fios na Madeira.

O Sr. Dias de Andrade propõe um voto de sentimento pelo falecimento do cardeal Sr. Dr. .lote, Neto, a que se associam todos os lados da Câmara.

O Sr. Pais Gomes requere que lhe seja permitido examinar um procedo referente a eleições e alude á falta de cumprimentos do comandante do couraçado brasileiio «S. Paulo», às autoridades supet iores de marinha.

Sobre ê&te assunto fala o Sr. Melo Barreto respondendo a todos os Srs. Senadores precedentes e associando-se ao voto de sentimento por parte do Governo o Sr. Ministradas Finanças f Cunha Liai).

O Ur. Abel Hipólito envia para a Mesa telegramas de oficiais de justiça pedindo a aprovação do projecto de lei que lhes meUiora a situação.

O Sr. ffercu/ano Galhardo requere, e a Câmara aprova, lugência e dispensa do fí-yimento para um projecto contam Io o tempo de serviço rniiitar para a diuturnidade relativa aos ferroviários. Foi aprovado sem discussão.

O Sr. Pereira Osório protesta contra os exageros de piedade dos dezembristas na comemoração fia morte do Sr. Sidónio Pais.

O Sr. Júlio Ribeiro justifica um requerimento que apresenta acerca das propostas de finanças.

O 8r. Presidente encerra a «essão.

Abertura ás 16 Itoras e 6 minutos.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Abel Hipólito.

Afonso Heuriques do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal.

Amaro Justiniano do Azevedo Gomes. António Alves de Oliveira. António Gomes do Sousa Varela. António Maria da Silva Barreto. António do Olivoira o Castro. António Xavier Correia Barreto. Armindo do Freitas Ribeiro de Faria. Artur Octávio do Rogo Chagas. Augusto Casimiro Alves Monteiro. Celestino Germano Pais de Almeida. Ezequiel de Soveral Rodrigues. Francisco Manuel Dias Pereira. Heitor Eugênio de Magalhães Passos. Henrique Maria Travassos Valdês. Herculano Jorge Galhardo. João Joaquim André de Freitas. Joaquim Celorico Palma. Joaquim Pereira Gil de Matos. Josó Augusto Artur Fernandes Torres. José Duarte Dias de Andrade. José Jacinto Nunes. José Joaquim Pereira Osório. Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Luís Inocêncio Ramos Pereira. M-inuel Gaspar do Lemos. Pedro Virgolino Ferraz Chaves. Raimundo Enes Meira. Rodrigo Guerra Álvares Cabral. Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão: