O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20

Diário das Sessões do Senado

Q aspirantes. Os Srs. Sousa e Faro e Rodrigues Gaspar, que têm trabalhado connosco na comissão de oficiais, sabem que isto se passou desta fornia. B uma afirmação acintosa o dizer-se que não é guardada a conveniente d"stâo-cia entre esse oficial e os seus subordinados.

Sr. Presidente : o 'meu discurso não ó senão o complemento do que, com muito mais brilho, foi há pouco aqui pronunciado pelo ilustre Senador Sr. Rodrigues 'Gaspar.

Sinto que não esteja presente o Sr. Júlio Martins, que é Deputado, não tem assento nesta Câmara, porque não era nem ao Deputado nem a Senadores que eu desejava dirigir-me, mas sim ao Sr. Ministro da Marinha. Queria frisar a S. Ex.a que estas questões, sob o ponto de vista militar, têm o aspecto um tanto grave. Não se brinca impunemente com o fogo ! Os laços do solidariedade que sempre existiram entre praças e oficiais da armada é preciso que subsistam para se-gurança do ragime e da ordem social. É preciso que o Ministro da Marinha que se seguir ao actual procure, de qualquer maneira, fazer compreender ao país que não há, que não existe a mais leve sombra de divórcio entre praças e oficiais. Demais os marinheiros da República sabem perfeitamente que é com os oficiais de marinha que se tem- de encontrar tanto no mar como em terra, nas relações do quartel, ein toda a sua vida, enfim. Somos nós os seus dirigentes e os seus conselheiros; as praças, que connosco convivem em horas por vezes bem amargas e em momentos de alegria, sabem isso perfeitamente. Não é portanto fácil justificar o apregoado divórcio... E difícil será também — apesar do profundas machadadas— evitar que os oficiais continuem os seus trabalhos.

A comissão que andava em estudos continuou trabalhando, apesar de tudo, porque o nosso ideal está em que a marinha progrida mesmo em face de todos os contratempos. .

E não se diga que houve ou que há política no caso. Nada disso; entravam na comissão oficiais parlamentares de todos as partidos. Movia-no.s apenas o desejo de, sendo prestáveis à armada, sermos também úteis à nossa Pátria.

Mas o meu discurso já vai sendo longo, Sr. Presidente.

Para rematar, e para demonstrar que não há fundamento no que por aí se disse acerca da nossa reunião na Escola Naval, direi — eu que €'.sti!ve lá—que a decisão tomada na assemblea, e a que se referiram o Sr. Rodrigues Gaspar e os jornais, era legítima e honesta. Esperava-se oportunidade para trabalhar com outro ministro, deixando a comissão de estabelecer contacto com o que estava.

Tendo-se na assemblea resolvido delegar em mim e obter do Sr. Ministro da Marinha as explicações que convinham à armada — porque S. Ex.a devia-lhe explicações, dada a maneira como recebera a comissãD e o que depois fez — houvo alguém que se Jembrou de alvitrar que um grupo de oficiais de marinha viesse assistir das galerias à interpelação que eu realizasse. Era uma opinião como qualquer outra, respeitável se se atender a que todos os homens são curiosos e, principalmente, a que as galerias são públicas.

Pois logo um oficial disse, com o mais caloroso apoio dos meus camaradas, que isso não era razoável, para que não parecesse que se fazia pressão, de modo a obrigar o ministro a ficar em situação falsa. Não havia nem há a intenção de ferir ninguém.

E o exemplo que eu dei, Sr. Presidente, mostra suficientemente o espírito de cordura que existia e existirá sempre na corporação da armada. Tudo está em qae respeitem o nosso passado cheio de tradições e o nosso presente cheio do sacrifícios.

Tenho dito.

O Sr. Heitor Passos : — Sr. Presidente: pedi a palavra para protestar contra dois ou três decretos com que hoje o Diário do Governo me surpreendeu.

O Sr. Ministro da Instrução-, em dois meses e tanto que foi. Ministro, teve o cuidado de não aparecer ou quasi não aparecer nesta Câmara.,