O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões ao Senado

nado, a comoção com que eu me associo ao voto proposto por V. Ex.% pois se trata dum dos homens mais respeitados da República e ao qual todos os homens de bem prestam homenagem.

E esta. homenagem do Senado, partindo, como parte, 5de V. Ex.a a quem igualmente todos prestam culto do respeito peias suas superiores qualidades de inteligência e de homem de bem, tem uma significação muito mais alta, pois vem demonstrar como são justas todas as manifestações que se dirigem ao Alto Comissário de Moçambique.

O S". Brito Camacho é para mim mais que um correligionário —é um irmão muito querido, que sempre encontrei em todas as horas da minha vida, e a quem acompanhei em todas as horas amargas ou de alegria na sua existência.

É, por conseguinte, duplamente grato para mim este voto do Senado e o da Câmara dos Deputados., votos que, juntamente provam que não há motivos para descrenças era Portugal, visto saber-se fazer justiça aos homens de alto valor da República.

A esperança deve, pois, prevalecer sobre a dusesperança.

O'Partido Republicano Liberal e eu. Senador por Moçambique, individualmente, associam-se ao voto proposto por V. Ex.a, come a ele se associam todos os bons portugueses. Iguais votos acompanharão amanhã, certamente, o Sr. Norton de Matos.

É certo, e bem certo, que o futuro de Portugal está nas suas colónias, sendo, portanto, certo que da acção dos dois homens públicos que acabo de citar depende uma mais alta valorização do nome português.

O Sr. Vasco Marques: — Sr. Presidente: em nome dos Senadores do Partido de Reconstituição Nacional, tenho o maior prazer de me associar ao voto de saudação proposto por V. Ex.a a uma das mais brilhantes figuras da nossa República.

Com efeito, Sr. Presidente, o Sr. Brito Camacho tem uma alta envergadura moral, tendo prestado à República e ao País bastantes serviços, sendo, por isso, digno da homenagem prestada por todos os republicanos, que muito sinceramente se associaram às palavras de V. Ex.a

O Sr. Brito Camacho podendo ter, com justo fundamento, recusado a alta missão para que íbi nomeado, aceitou ôsse sacrifício para ir até a província de Moçambique prestar aqueles relevantes serviços que todos esperam da sua alta inteligência e competência.

Diante deste acto do dedicação não é de mais pondo de lado crenças partidárias, abatendo as nossas bandeiras, prestar ao alto comissário de Moçambique os respeitos da nossa homenagem.

Tenho dito.

O Sr. Melo Barreto: — Sr. Presidente: em meu nome pessoal e como Senador independente, associo-me ao voto de saudação de \7. Ex.:: pela partida para a África do Sr. Brito Camacho, alto comissário da província de Moçambique.

S. Ex.1 ó uma das mais nobres figuras da República, à qual bastantes serviços tem prestado.

Tiva conhecimento da investidura do Sr. Brito Camacho para-Alto Comissário, quando eu exercia uma missão oficial no estrangeiro, e posso dizer a V. Ex.a e ao Senado que foi grata a impressão que na Inglaterra produziu ,a escolha do Sr. Brito Camacho, sendo igual à que na Bélgica teve a nomeação do Sr. Norton de Matos para a pr3víncia de Angola.

Associo-me, Sr! Presidente, como disse, à saudação que V. Ex.a fez e proponho que esta homenagem seja transmitida ao Sr. Brito Camacho.

O Sr. Augusto Monteiro: — Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar, em nome dos Senadores dissidentes, à homenagem de saudação ao Sr. Brito Camacho, que partiu a ocupar o lugar de Alto Comissário da província de Moçambique. .