O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 11 de Janeiro de 1924

Eequeiro .que, com , toda a' urgência, pelo Ministério da Instrução me seja enviada cópia de qualquer requerimento .que haja sobre prorrogação de prazo do arrendamento à actual gerência de S. Carlos, despacho ministerial, relatório do Comissário do Governo sobro a gerência do mesmo teatro durante a época lírica e arrendamento à empresa dramática. — Júlio Ribeiro. • ...

Para a Secretaria.

Kequeiro que pelo Ministério da Instrução Pública me seja enviada com a maior urgência possível numa nota donde conste:

1) Número de professores ,de cada uma das faculdades de farmácia.

2) Qual a despesa total que. cada uma das mesmas faculdades fez no ano económico de 1922-1923 em professores, pessoal o material.

3) Qual o número total de professores matriculados em cada ano das referidas faculdades em cada um dos anos lectivos de 192O-1921, 1921-1922 e 1922--1923. — Artur Costa.

Para a Secretaria.

Requeiro que pelo Ministério da Instrução Pública me seja enviada quanto antes uma nota donde conste:

1) Número de escolas primárias superiores e sua localização.

2) Número de alunos matriculados em cada escola e em cada um dos anos lectivos do 1920-1921, 1921-1922 e 1922-. -1923.

3) Importância despendida com os professores e demais pessoal de cada escola em cada um dos referidos anos lectivos.— Artur Costa.

Para a Secretaria..

Requeiro que, ao abrigo-do disposto na 2.a parte do artigo 35.° da Constituição, seja mandado promulgar como lei o projecto de lei desta Câmara; n.° 417, transferindo uma pensão. — Alfredo Portugal.

Para a Secretaria.

Do capitão Francisco .António Pereira dos Santos para frequentar o curso do Estado Maior- na Escola Superior de Guerra de Paris.

Para a 2,a Secção. :

Projecto de lei

Do Sr. Velez Caroço, promovendo ao posto imediato o major de infantaria, Sr. António Joaquim Ferreira Dinis.

Para a 2.a Secção.

Representação

Da Associação Comercial dos Retalhis-tas de Víveres de Lisboa, sobre a lei-do inquilinato. . Para a Secretaria.

Antes da ordem do dia

O Sr. Pereira Osório:—Sr. Presidentes vou em breves palavras confirmar alguns factos e apresentar algumas impres--sões. pessoais, que devem interessar a Câmara, por dizerem-respeito a um país ao. qual nos ligam os laços de maior amizade e até laços de sangue: o Brasil.

Não cansarei a Câmara em fazer referências que não digam respeito à nossa vida do relações com esse país.

A primeira cousa que me impressionou* "ao chegar a essa incomparável baía do Rio de Janeiro.,- foi a rápida 6 cómoda acostagem do vapor do qaaí os passageiros desembarcaram por uma prancha ia-cHnada, para um magnífico cais a pequena distância do centro daqnefa cidade; ao passo que quando do embarque-em Lisboa, tive de atravessar o Tejo numa barca para entrar no vapor Andes, que se encontrava a grande distílacia da margem.

Uma das cousas que mais me interessavam era conhecer a maneira corno estava instalada a nossa repre s criação nacional,-embaixada e consulado, & por isso nc dia seguinte ao da chegaria dirigi-me aos respectivos ediíícios a apresentar os eum-~ primentos aos nossos repreboníaníes.

A impressão que me -produziram as instalações de tam importantes serviços não podia ser melhor o excedeu toda a minha expectativa.

A Embaixada está instalada num ver--dadeiro palácio que nos honra, e à nação irmã, para aquisição do qual o Estado concorreu com 600 contos, e a colónia portuguesa com outros COO, manifestando mais uma vez o seu entranhado patriotismo.