O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

Elísio Pinto de Almeida e Castro.

Frederico António Ferreira de Sbaas.

João 3Ianuel Pessanha das Neves,

Joaquim Manuel dos Santos Garcia.

Joaquim Xavier de Figueiredo Oriol Pena.

José Machado Serpa.

Querubim da Rocha Vale Guimarães.

Raimundo Enes Meira.

Rdrigo Guerra Alyares Cabral.

Silvestre Falcão.

Tomás de Almeida Manuel de Vilhe-na (D.).

Srs. Senadores que faltaram à sessão :

António Alves de Oliveira Júnior. Aprígio Augusto da Serra e Moura. Augusto César de Almeida Vasconcelos Correia.

Duarte Clodomir Patten de Sá Viana. João Alpoim Borges do Canto. Jollo Maria da Cunha JBarbosa. João Trigo Motinho. Joaquim Teixeira da Silva. Jorge Frederico Velez Caroço. José Augusto de Sequeira. José Nepomuceno Fernandes Brás. "Júlio Augusto Ribeiro da Silva. Júlio Ernesto de Lima Duqae. Luís Augusto Simões de Almeida. Manoel Gaspar de Lemos. ' Nicolau Mesquita. Ricardo Pais Gomes. Roberto da Cunha Baptista. Rodolfo Xavier da Silva. Vasco Cipriano da Silva. Vítor Hugo de Azetiedo Coaíinho.-

O Sr. Presidente (às 15 horas e ô minutos) : — Vai proceder-se à chamada. Faz-se a chamada.

O Sr. Prasidente (às 15 horas e l-ô minutos):— Sstão presentes 24 Srs. Senadores. Está aberta a sessão.

Vai ler-ss^ a acta. 9 ^

Leu-se' • * * ! •

O Sr. ^Pr(|si-r33stá em discussão. Pausa.

O Sr. Presidente: — Como nenhum Sr. Senador pede a palavra, considera-se aprovada.

Vai ler-se o

Expediente

Oficio

Da Câmara dos Deputados, remetendo a proposta de lei, ali aprovada, que isenta do imposto de transacções os membros das profissões liberais.

Para a Secretaria.

Pedido de licença

Do Sr. Augusto de Vasconcelos, tendo de representar o Parlamento na Conferência Interparlamentar do Comércio, pedindo autorização à Câmara para se ausentar dos seus trabalhos.

Para a comissão de faltas.

Declaração

Declaro que -rejeitei na generalidade o projecto de lei n.° 548, por entender que o priacípio ali estabelecido, idreressando apenas aos proprietários de. prédios rús-1 ticos, representa um privilégio de que não gozam, nem os proprietários dos pré" dios urbanos, nem o próprio Estado na cobrança das respectivas contribuições.^-Francisco José Pereira.

Para a acta.

\ Antes da ordem do dia

O Sr. Ribeiro da Melo (para explica-coes):— Ontem quando tive de apreciai a exposiçilo feita pelo Sr. Presidente do Ministério a propósito dos acontecimentos, que todos temos de lamentar, e que o patriotismo e valentia dos oficiais da Amadora, dá a prova de maior resistência à política de inkcção a que vimos assistindo, declarei, Sr. Presidente, que o Director Geral da Fazenda Pública, Sr. Alberto Xavier, estaca intíufso na lei de responsabilidade ministerial, e sobretudo na lei da contabilidade pública, por diversos artigos, que deixo agord de ler à Cânara.

Mas se V. Ex.as querem ver, eu teria muito prazer em mostrar que tudo quanto faço em matéria de afirmações qiie envolvam o pondonor da administração' republicana, é por mim sempre comprovado. ,