O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de li e 13 de Junho de 1924

sobre tudo que entra na cidade, seja ou não para consumo, incluindo automóveis.

11 de Junho de 1924.— Júlio Ribeiro.

Para a Secretaria.

Requerimentos

Roqueiro que pelo Ministério da Guerra me seja dada cópia ou facultada a leitura •do processo de reforma relativo ao capitão de infantaria, Celestino Soares.

11 de Junho de 1924.—Luis Augusto 'de Aragão e Brito.

Para a Secretaria.

Roqueiro que pelo Ministério das Finanças, 3.a Repartição da Fazenda Pública, me sejam enviadas cópias das seguintes peças do processo n.° 107, livro 7.°:

Petição e documentos apresentados por D. Margarida Briim do Canto Hintze Ri-foeiro e marido, Dr. Artur Hintze Ribeiro, •© outros;

Informação do juiz auditor e despachos •dos Ministros das Finanças.

Neste pedido não se compreendem as •certidões das procurações e substabeleci-mentos. "~

Senado, 11 de Junho de 1924.— Vicente líamos.

Para a Secretaria.

Telegrama

Da «missão estado Açores, vivamente Agradece Senado, Governo proponente saudação dirigida».

Para a Secretaria.

Comunicação

Ex.mo Sr. Presidente do Senado da República Portuguesa.— Ricardo Pais Gomes, Senador eleito pelo distrito de Coimbra, Director Geral de Administração Política e Civil e secretário geral no Ministério do Interior, embora não sendo incompatíveis estes dois últimos cargos com o exercício do de Senador da República, mas sucedendo que o de Senador lhe absorve toda a sua possível actividade de forma a não poder dedicar ao •exercício das funções daqueles dois cargos no aludido Ministério qualquer parcela de tempo, achando-se, demais, legal, competente e devidamente substituído no «xercício dos aludidos cargos, já devido a ter estado no gozo de licença; e tendo

de facto, optado, conforme é de lei, pelos vencimentos e melhoria que lhe cabem no referido Ministério, deseja que pela Ex.ma Mesa a que V. Ex.a preside, seja comunicado ao Ministério do Interior que, para todos os efeitos, e emquanto se não apresentar ao exercício daqueles cargos, continuar impedido no Senado, não podendo por isso exercer os aludidos cargos no referido Ministério, aguardando a Mesa qualquer comunicação que a 'este respeito lhe seja feita e enviada pelo aludido Ministério.— Ricardo Pais Gomes. Para a Secretaria.

Parecer

Da comissão de faltas, justificando as faltas do Sr. Augusto César 'de Vasconcelos Correia.

Carta

Do Sr. Fernandes de Almeida, solicitando lõ dias de licença.

Para a comissão de infracções e faltas.

Antes da ordem do dia

O Sr. Oriol Pena: — Desejaria que V. Ex.a me informasse se teremos hoje, nesta Casa de Parlamento, a representação do Governo.

Desejava sobretudo a presença do Sr. Presidente do Ministério e Ministro das Finanças para conversar com S. Ex.a sobre o último gesto do Governo, tendente a arruinar as finanças dos portugueses, e por isso espero que V. Ex.a me diga, se há esperanças de que S. Ex.a venha a esta Casa; e

Peço também a V. Ex.a a fineza de me reservar a palavra para quando S. Ex.a estiver presente.

O orador não reviu.

O Sr. Joaquim Crisóstomo: — Sr. Presidente: mais uma vez desejo pedir a V. Ex.a a fineza de mandar saber à outra Câmara se está presente algum Sr. Ministro.

O Sr. Presidente:—Vou mandar saber.