O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

•Sessão de 20 de Junho de 1924

3

Propostas

" Foi mandada imprimir e. distribuir a proposta de lei n.° 670; autorizando o Governo a liquidar os deficits de gerência a determinadas Misericórdias.

' Foi mandada imprimir e distribuir a proposta de lei n.° 555, regulando a fiscalização técnica do serviço farmacêutico

Requerimento

Eequeiro que, pelo Ministério da Marinha, me seja fornecida urgentemente a nota de assentamentos e de tudo quanto •oficialmente conste da vida militar do ex-

- sargento de máquinas Artur Marques Monteiro, que deixou o serviço da Armada em 1913.

- Sala das Sessões, 20 de Junho de 1924.—J. C. Costa.

Para a Secretaria.

Antes da ordem do dia

O Sr. Júlio Ribeiro : —Peço a palavra para um negócio urgente.

O Sr. Presidente: — O Sr. Júlio Ei-fceiro pediu a palavra para um negócio urgente. ^

• O negócio urgente que S. Ex.a deseja tratar refere-se a , umas palavras despri-morosas para os membros do Senado que. um jornal atribui a um Sr. Senador.

Os Sr s. Senadores que entendem que este assunto é urgente tenham a bondade de se levantar.

- Está aprovado.

O Sr. Júlio Ribeiro: — Sr. Presidente: os jornais de ontem faziam a afirmação categórica de que o nosso ilustre colega, Sr. Kibeiro de Melo^ fizera esta concreta afirmação:

«—Ainda havia de vir ao Senado expulsar os vendilhões do templo».

Estou convencido de que S. Ex.a não proferiu essas palavras. Sou-seu-conterrâneo e amigo, conheço-o há muito tempo e sei que ó incapaz de uma incorrecção, não só pelos princípios educativos que sempre mantém, como por ser incapaz de uma tam grande injustiça e ainda

•porque as normas seguidas na sua-carreira diplomática, conquistando simpatias em todas as terras onde tem estado,'levam-me à convicção de que as não proferiu.

Se me engano, S. Ex.a rectificará, por certo, a afirmação, citando nomes, se, realmente, o não disse, como, quási tenho a certeza, vamos ouvir com lealdade c nobreza a sua rectificação.

Disse.

O Sr. Ribeiro de Melo (para explicações} : —Sr. Presidente: surpreendido com -a atitude do meu ilustre colega desta casa do Parlamento, Sr. Júlio Kibeiro, meu conterrâneo e amigo de há muitos anos, não o estou menos, Sr. Presidente, pelo facto de S. Ex.a se ter considerado atingido pelas palavras que proferi. Já fora do uso da palavra, quási num arremesso de saída nesta casa do Parlamento em que me referi de um modo geral a todos os actos cometidos contra a primasia das instituições republicanas.

Sr. Presidente: aludi, é certo,' aos vendilhões do templo, a um templo mais augusto, mais soberano ainda do que esta casa do Parlamento, ao templo augusto da República que está acima da Câmara do Senado ou do Congresso da Eepú-blica.

Disse-o depois que tendo atravessado catorze anos de Eepública, falseando-se os princípios consagrados que se proclamaram em 1910 e que a minha grande autoridade na exaltação a esta grande Pátria me levou a jurar pela minha vida e honra um sagrado amor às instituições republicanas e um acentuado amor à Pátria Portuguesa, porque tudo isto tem sido falseado, e porque os que têm estado à testa desta Eepública, não vieram do velho Partido Eepublicano Português, mas vieram com todos os vícios do antigo ré- -gime deposto em 1910.