O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

.tempo aos meus colegas, termino, Sr. Presidente.

O Sr. Aragão e Brito: — Sr. Presidente: eu requeiro a V. Ex.a para consultar a Câmara para que entre imediatamente em discussão o projecto de lei n.° 641 que promove a majores os distintos aviadores Brito Pais e Sarmento Beires, e a alferes o sargento Gouveia.

Isto sem prejuízo de qualquer inseri-. cão especial para glorificar o acto áêsses mesmos aviadores.

foi aprovado.

O Sr. Roberto Baptista:—Sr. Presidente: como V. Ex.a sabe, e nós todos nós sabemos também, os distintos aviadores Brito Pais e Sarmento Beires, auxiliados pelo sargento-ajudante Gouveia, concluíram o raid Lisboa-Macau.

Este glorioso feito levanta, se possível é, ainda mais alto o nome da Pátria; deu honra e glória à aviação militar e ao exército português.

Todos nós sabemos as condições em que esse raid foi realizado ; desnecessário é, neste momento, acentuá-las.

Apenas, Sr. Presidente, uma circunstância desejo salientar.

Se esse raid pôde ser levado a efeito, para honra e glória da aviação militar, foi porque o povo português auxiliou pa-triòticaniente esse empreendimento, dedicando-lhe todo o carinho, toda a atenção.

Por isso, Sr. Presidente, eu vou ter a honra de enviar para a Mesa uma proposta de saudação aos oficiais aviadores, Brito Pais e Sarmento Beires e ao mecânico Gouveia, para que V. Ex.a se digne submetê-la à apreciação do Senado. Mas nessa proposta eu envio também a minha homenagem sincera e calorosa ao povo português que, com o seu auxílio, concorreu para que esse glorioso empreendimento pudesse ser realizado.

A minha saudação é concebida nos seguintes termos:

o O Senado saúda os oficiais aviadores Brito Pais e Sarmento Beires e o mecânico Gouveia pela conclusão do difícil e arrojado raid Lisboa-Macau, rendendo, também, a sua sincera homenagem aopo-AO português que, com o seu patriótico auxilio e desvelada assistência, permitiu

que esse brilhante e heróico empreendimento pudesse ser realizado para honra e glória da aviação militar, do exército e do País»—R. da Cunha Baptista. Tenho dito. .

Yozes: — Muito bem. Muito bem.

O Sr. Presidente : —Vai ler-se a proposta de saudação, embora propostas deste género coatinuem a ser votadas por aclamação, sem mesmo a formalidade da admissão.

Lida na Mesa a proposta de saudação, foi admitida.

O Sr. Pereira Osório: — Sr. Presidente : este lado da Câmara vibra em uní-sono num entusiasmo cheio de patriotismo, pelo raid que acaba de ser levado a efeito pelos gloiiosos aviadores, votando com o mesmo entusiasmo a proposta apresentada polo nosso ilustre colega Sr. Roberto Baptista.

E, Sr. Presidente, aproveito'a ocasião para lamentar que nesta hora, que devia ser toda de alegria e satisfação, se pretenda misturar duas questões que são inteiramente diferentes.

O que nós nesta hora' de regosijo nacional temos a votar são as propostas em .discussão.

A questão que se pretende enganchar é uma questão muito diferente e que nós não devemos estar a apreciar agora.

O raid que acaba de se realizar é um feito notável como muitos outros .-de que reza a nossa história. O mais há-de ter a sua ocasião própria.

Agora vejamos só os nossos heróicos aviadores e os seus feitos.

Tenho dito.

O Sr. Afonso de Lemos: — Sr. Presidente: em meu nome pessoal e em nome do Partido Nacionalista, eu associo-me ao voto de congratulação proposto pelo Sr. general Roberto Baptista.