O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 18 de Agosto >áe 1924

3..

Idêntico da classe farmacêutica de Setúbal" e da Covilhã. Para a Secretaria.

Dos alunos da Faculdade de Medicina de Coimbra, matriculados ao abrigo da reforma de 1911, solicitando a aprovação do projecto de lei votado na outra Câmara, o qual lhes permite continuarem matriculados na dita refortna;

Para a Secretaria.

Antes 'da ordem do dia

O Sr. Pereira Osório: — Sr. Presidente: soube na minha ida ao Porto que tinha falecido na semana passada a irmã do nosso ilustre colega nesta Câmara, Sr. Dr. Fernandes de Almeida.

Eu proponho por esse motivo um vpto de sentimento e que a Mesa comunique a .S. Ex." a deliberação do Senado.

Aproveito a ocasião para lavrar em nome deste lado da Câmara o mais veemente protesto contra o atentado ontem levado a efeito, de que foram vítimas dois polícias.

Não pára mais esta série de barbaridades, que merece toda a nossa repulsa, sobretudo quando os atentados visam precisamente aqueles que, pessimamente pagos,'são encarregados de velar pela ordem pública e assegurar as nossas pessoas e bens.

Ainda aproveito a ocasião para em nome deste f lado da Câmara me associar à comemoração dos bombeiros que tevo lugar ontem e continua hoje, e faço-o tanto mais gostosamente quanto é certo que o dia de hoje é consagrado ao maior dos bombeiros que tivemos, que não só tecnicamente era um grande profissional, mas que sacrificou à melhoria desses serviços toda a sua vida e todos os seus haveres, que não -eram poucos.

Não devemos esquecer que Guilherme Fernandes teve a maior consagração no seu tempo nos campeonatos de bombeiros que se realizaram em Paris e Londres, onde estavam representadas todas as nações, inclusivamente a América do Norte' e a Inglaterra, que se tinham pelas mais adiantadas nestes ser viços $ e a verdade é que Guilherme Fernandes conseguiu conquistar o maior prémio para o corpo

de bombeiros voluntários de que ele era. presidente, no Porto.

E termino por protestar energicamente em nome deste lado da Câmara'contra â pretensão que parece que vem alastrando para que sejam restabelecidas as corridas, de touros com a sorte da morte.

É realmente estranho que apareça no nosso tempo essa idea, quando essa sorte foi proibida há muito e causava tragédias como a narrada magistralmente por Eebêlo da Silva, na última tourada de SaL-vaterra.

Não é justo que nesta época e neste; regime se pretenda uma cousa tam bar--bara como é a sorte de morte dos touros...

Apoiados e não apoiados.

Eu sei que há quem goste disso, mas então que 'faça o seu passeio até à Espanha, e lá à vontade poderá assistir a espectáculos dessa natureza. Mas que se queira transportar para o nosso país essa. sorte, que torna antipático e sanguinário, esse espectáculo, não.

Apoiados e não apoiados.

Quando a característica das nossas touradas é precisamente o trabalho do cavaleiro, cheio de delicadeza e arte, pretender transportar para as nossas arenas a sorte de morte chega a ser antipatriótico, -porque acabará por nos equiparar à Espanha, com quem não nos devemos querer confundir sob nenhum aspecto, mas muito menos neste particular, que só revela ferocidade.

É preciso que não percamos as carac. terísticas bem diferenciais das nossas touradas, que são o espelho da alma do povo português, traduzindo toda a sua psicologia cheia de sentimento, bondade, delicadeza e galhardia.

Apoiados e não apoiados.

O orador não reviu.

O Sr. Afonso dê Lemos: — Sr. Presidente: o Sr. Dr. Pereira Osório começou por ' propor um voto de sentimento pelo falecimento da irmã do meu correligionário Dr. Fernandes de Almeida.

Eu, em meu nome e em nome do meu Partido, começo por agradecer essa prova de atenção para com o meu correligionário, e associo-me a esse voto de sentimento.