O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário 'das Seisôet do Senàfto

Da Junta Gorai do Distrito do Lisboa, convidando o Sr. Presidente do Seaado a assistir a ama sessão solene.

Para a Secretaria.

Parecer

Da Comissão de Verificação de Poderes validando á eleição pelo círculo de Bragança e proclamando Senador o Sr. Domingos Faria de Sampaio e Melo.

Para a Secretaria.

Antes da ordem do d!a

O Sr. Pereira Gil:—Mando para a Mesa uma proposta da comissão de verificação de poderes relativa a uma eleição realizada.

O Sr. Godinho do Amaral: — Tendo falecido a mãe do nosso colega nesta Câmara Sr. Pedro Chaves, proponho que seja lançado na acta um voto de sentimento e que a Mesa faça a devida comunicação à família.

O Sr. Afonso de Lemos: — Em nome deste lado da Câmara, associo-me à proposta que acaba de fazer o Sr. Godinho do Amaral.

O Sr. Lima Duque:—Em nome dos Srs. Senadores do Grupo Parlamentar da Acção Kepublicana, associo-me ao voto de pezar proposto.

O Sr. Dias Andrade:—Em nome da minoria católica, associo-me comovidamente ao voto proposto.

O Sr. Procópio de Freitas:—Associo--me ao voto de sentimento proposto pela morte da mãe .do nosso colega Sr. Pedro Chaves e proponho um outro voto de sentimento pela morte do grande republicano e grande democrata Fernão Boto Machado, que se manteve sempre íntegro dentro dos princípios republicanos e andava agora desgostoso por ver que a República não tem sido o que ele desejava.

O orador não reviu.

O Sr. Pereira Gil: — Este lado da Câmara associa-se ao voto proposto pelos ilustres colegas Srs.-Procópio de Freitas e Godinho do Amaral.

Proponho também um voto de sentimento pela morte do Sr. Luís Filipe da Mata, que foi um prestante cidadão e um devotado republicano.

O orador não reviu.

O Sr. Aragão e Brito: — Em nome dos Srs. Senadores independentes agrupados, associo-me aos votos de sentimento propostos.

O Sr. Afonso de Lemos :—Associo-me igualmente aos votos de sentimento propostos pelos Srs. Procópio de Freitas e Pereira Gil.

O Sr. Dias Andrade: — Também me associo aos votos de sentimento propostos pelos Srs. Procópio de Freitas e Pereira Gil.

O Sr. Lima Duque :: — Porque é um acto . de justiça, também me associo ao voto de sentimento pela morte dos Srs. Fernão Boto Machado, que era um republicano de princípios rígidos e firmes, um bem intencionado, embora um pouco idealista, mas era um dos homens que fazem falta na fase um pouco perturbada que atravessa hoje o nosso país.

O Sr. Procópio de Freitas: — Pedi a palavra para me associar também ao voto de sentimento proposto pelo nosso colega Sr. Pereira Gil pelo falecimento do Sr. Luís Filipe da Mata.

O Sr. Ramos da Costa: — Pedi há pouco a palavra para propor que se consignasse na acta um voto de sentimento pela morte do antigo Senador Luís Filipe da Mata.

V. Ex.a só agora m-e concedeu a palavra e o meu amigo e colega Sr. Pereira Gil antecipou-se-me. Isto não impede, porém, que eu diga algumas palavras a respeito de Filipe da Mate», que foi um dedicado republicano" e um homem que prestou relevantes serviços à República, tanto no tempo da propaganda como depois da implantação do novo regime.

Infelizmente, não foram compensados os seus serviços, por várias razões que me dispenso de mencionar.