O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

^Se os arrematantes não efectuaram, no acto da arrematação, o pagamento integral, foram-lhes exigidas outras garantias alóin da hipoteca legal?

,?No caso de já ter passado a época do pagamento da primeira prestação, o Governo tenciona executar'os devedores, ou pensa em apresentar ao Parlamento uma lei'tendente a prorrogar o prazo?

O orador não reviu.

O Sr. Ministro do Comércio e Comunicações (Ferreira de Simas):—Quanto ao cast) do vapor Porto, informei-me do quo havia.

Esse vapor foi vendido por uns milhares de libras e foi pedida autorização para o trocar pelo vapor espanhol Sevi-Iha.

Este vapor estava dentro da tonelagem estabelecida, 70 por cento da tonelagem do vapor Porto.

Foram cumpridas todas as «disposições legais.

Quanto ao pagamento dos vapores vendidos, informo o Senado de que ostão pegos sois cornplotainente, na importância de 111.030 libras, e estão a pagar prestações 17, sem irregularidades.

Quanto aos outros, o Governo não está na intenção de dar prorrogações ou conceder novos prazos. ,

A lei não fala em caução; no emtanto, era absolutamente necessário um depósito prévio, para qualquer poder licitar.

A lei não o exige, mas era uma disposição a considerar, para acautelar os interesses do Estado.

Em portaria que assinei hoje, mandei efectuar um depósito prévio de 10 por cento, que me parece conveniente, a todos os que pretendam adquirir navios dos Transportes Marítimos.

São estas as informações que posso dar.

O orador não reviu.

O Sr. José Pontes: — Sr. Presidente: pedi a palavra para propor um voto de saudação ao Gimnásio Club Português, prestimosa agremiação, que completa hoje 00 anos de existência.

Nesse-meio século de vida contra o :in-diferentismo ou má compreensão do que seja a educação física, o Gimnásio Club Português ttíin sabido manter o seu lugar com abnegação e patriotismo.

Poço, por risso, a V. Ex.a que proponha ao Senado este voto de saudação. O orador não reviu.

O Sr. Procópio de Freitas : — $r. Presidente: pedi a palavra para me associar ao voto de saudação proposto pelo ilustre Senador Sr. José Pontes, pelo cinquentenário da fundação do Gimnásio Club Português.

O orador não reviu.

O Sr. Eias de Andrade:—Pedi a palavra para me associar c.o voto do saudação, proposto polo ilustre Senador Sr. José Pontes.

O orador não reviu.

O Sr. Lima Alves:—Pedi a palavra para me associar ao voto de saudação proposto pelo ilustre Senador Sr. José Pontes.

O orador não reviu.

O Sr. D. Tomás de Vilhena: —Pedi a palavra para me associar ao voto do saudação, proposto pelo ilustro Sr. Senador José Pontes,, ao Gimnásio Club Português.

Incontestavelmente, tudo quanto seja contribuir para o desenvolvimento da educação física é um grande serviço prestado a favor do rcvigoramcnto da raça.

O orador não reviu.

O Sr. Silva Barreio:—Sr. Presidente: pedi a palavra para mo associar ao voto proposto pelo nosso ilustre colega Sr. José Pontes e declarar, em nome deste lado da Câmara, que o Estado tem o dever de olhar para a educação física, visto que a nossa raça se está depauperando e, só o Estado não for ao encontro desse depau-peramonto, nós, a breve trecho, entraremos rium período de decadência íísica como já entrámos no período da decadência moral.

A França,, se conseguiu sair vencedora da Grando Guerra,, deve-o em grande parte à educação física. -

Foi com a sua mocidade forte que ela erguei o baluarte invencível de Verdun.