O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tSessão de 18 de Março de 1920

.se S. Ex.a não pode ter influência directa— mandar fazer investigações severas sobre esse caso, de modo a tirá-lo absolutamente a limpo.

Nada me espanta, ver isto passar-se €om o chefe Murtinheira. ' Vou contar à Câmara factos passados há cinco ou sois anos, cm minha casa e •comigo, com este mesmo chefe.

Suponho-o muito bom republicano, mas evidentemente para mim de mentalidade inferior. E mais uma- vez ocasião de afirmar, por minha fé, ao Sr. Pereira Osório ter sido também, neste caso já antigo, violada a Constituição, apesar de V. Ex.-a proclamar a cada passo ter sido a Constituição sempre intangível e iuviolada!

Este homem entrou cm minha .casa acompanhado dum polícia duma forma verdadeiramente arbitrária, às 7 horas da manhã, alarmando por completo a minha pacata íamília.1

Felizmente um pequeno criadito meu, um rapaz dos seus 17 ou 18 anos, pôs-se na porta do meu quarto de dormir e não consentiu que ninguém ali entrasse sem passar por. cima dele.

Não podiam entrar; ele mesmo não tinha autorização para entrar no meu quarto; era necessário chamar a criada particular para me dizer qualquer cousa, afirmou-lhes com decisão.

O homem não insistiu; fui informado do que se estava passando; vesti-me com-pletamente para sair, vim Mar ao polícia 6 comecei por preguntar-lhe pelo indispensável mandado. Não tinha mandado. {Esse era substituído por um bilhete de identidade, por sinal bastante sebento!

^Pregunto ao Sr. Pereira Osório se ^om este procedimento não foi violada a Constituição ?

<_ de='de' casa='casa' espécie='espécie' se='se' sido='sido' pedido='pedido' sem='sem' _='_' ter='ter' auxílio='auxílio' dentro='dentro' e='e' madrugada='madrugada' lhe='lhe' mandado='mandado' é='é' entrarem='entrarem' qualquer='qualquer' policiais='policiais' p='p' autoridades='autoridades' judicial='judicial' as='as' minha='minha' constitucional='constitucional'>

•> Felizmente, posso dizer que vivo dentro -dum cofre, e por isso deixei entrar os iomeus, e ainda mo lembra da cara dele quando entrava quási nos bicos dos pés no meu escritório, dizendo: «E preciso fa-.zer aqui uma busca e vejo tanta cousa para examinar que hei-de precisar de mui-ios dias é alguns ajudantes para isso.»

Kespondi: «Certamente, se quiser fazer

uma busca, tem de mexer nos dois ou três mil volumes que estão nesta sala e só para ela há-de precisar de bastante tempo e alguns ajudantes. Pode fazer as buscas que quiser, contanto que não tire da sua desordem aparente os papéis e cartas que estão sobre a secretária e os reponha nós mesmos lugares.»

Mostrei-lhe os subversivos retratos da família real que tinha em casa; mostrei--Ihe também a capela dizendo-lhe: «E bom também visitar a -capela porque pode ter quem lhe queira mal e pode sor interrogado e preguntareni-lhe se existe ou não capela, de que cor é, o não deve responder azul ou verde, quando de facto é encarnada.»

0 homem viu ser eu.pouco para sustos, não se opôs a que almoçasse e depois seguido fui'debaixo de prisão para o Governo Civil, onde esperei que o juiz da investigação criminal se dignasse comparecer a fim de ali depor.

Isto devia ter sido engendrado por denúncia tola de qualquer bom republicano, alguma das escoras do regime, mas sem dúvida estúpido dos de maior marca, como se concluiu da imbecilidade da acusação.

Foi preguntado o tive de dar couta do que tinha ido fazer a minha casa um amigo meu, à hora do almoço, cerca do meio dia, para onde tinha ido num automóvel aberto acompanhado dum padre, também meu amigo, tendo atravessado a cidade de Leiria à vista de toda a gente.

1 E para isso alvoroçou-se a minha família, perturbou-se a saúde de minha filha é arriscou-se também a vida de uma neta de mês e meio que a mãe aleitava!

Ora este cavalheiro, esto competentís-simo agente da polícia de Lisboa, este bom republicano—se V. Ex.as quiserem estou pronto a atestá-lo — foi até ao ponto de, tendo gasto mais de hora e meia nas .suas pesquisas e percorrido uma grande parte das divisões da casa, preguntar-me, na ocasião de se ir embora, se a casa tinha outra saída!