O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

o

SESSÃO IsT. 3 O

EM 27 DE MARÇO DE 1925.

Presidência do Ex.mo Sr. António Xayier Correia Barreto

Secretários os Ex,mos Srs.

\ Luís Inocêncio Ramos Pereira

J João Manuel Pessanha Vaz das Neves

Sumário.— Procedendo-se à chamada, respondem 26 Srs. Senadores. O Sr. Presidente declara aberta a sessão. Lê-se a acta, que foi aprovada sem reclamações, e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— Os Srs. Rego Chaves, Sá Viana e Dias de Andrade, requerem a discussão dos projectos de lei^ respectivamente n.<_ p='p' que='que' aprovado.='aprovado.' _839='_839' é='é' _863='_863' _852e='_852e' o='o'>

O Sr. José Pontes propõe um voto de sentimento pelo grande desastre sofrido pela aviação portuguesa. Associam-se todos os lado i da Câmara e pelo Governo o Sr. Ministro da Instrução (Xavier da Silva}.

O Sr. Joaquim Crisóstomo protesta contra uma deliberação tomada pela comissão interparlamen-tar do Comércio para irem a Roma três parlamentares. Fala também, na indispensável suspensão do imposto especial de estradas e ainda nas cai-xas-receptáculos dos correios.

O Sr. Oriol Pena protesta contra a apreensão do jornal «O Dia». Reuponde o Sr. Ministro da Instrução f Xavier da Silva), rectifica também a informação que deu relativa aos comidos no Teatro Nacional.

O Sr. Dia? de Andrade pule providências contra os a-jravos sofridos pelo pároco da Carrec/osa.

O Sr. Ribeiro de Melo protesta contra o facto de passar à disponibilidade a professora de Tamanhos, Trancoso e faz observações acerca do n Boletim». Responiem o Sr. Presidente e o Sr. Ministro da Instrução.

O Sr. fíibeiro de Melo pede para tratar das relações económicas e situação política da provinda de Moçambique com a União da África da-Sul. Posto à votação txte requerimento, falam sobre o modo de votar os Srs. Silva Barreto, Procópio de Freitas, Costa Júnior, Mendes dos Reis e Ministro d'Ts Colónias (Correia da Silva), declarando o Sr. Ribeiro de Melo retirar o requerimento.

Ordem do dia.— Lêem-se, entram em discussão e são aprovados os projectes de lei cedendo o bronze para o monumento a erigir, em Leiria] aos •mortos da Grande Guerra; criando dois postos

agrários no Alc/arve; cedendo à Câmara Munici pai de Estremoz designados terrenos, e permitindo aos alunos da Faculdade de Medicina continuarem o ~ curso segundo o regime em que se matricularam.

O Sr. Costa Júnior apresenta um projecto ele-vando a vila a povoação do Bombarrãl.

O Sr. Presidente comunica à Câmara que foi procurado pelos Srs. Augusto de Vasconcelos e Marques Loureiro que o encarregaram em nome do Partido Nacionalista de agradecer ao Senado a moção que foi votada por unanimidade.

Abertura da sessão às 21 horas e 40 minutos. '

Presentes à chamada £6 Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 17 Srs. Senadores.

faltaram 28 Srs. Senadores.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão :

Álvaro António de Bulhão Pato. António da Costa Godinho do Amaral.