O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 27 de Março de 1925

Do Ministério do Comércio e Comunicações, enviando os documentos pedidos pelo Sr. Joaquim Crisóstomo, na sessão de 17 do corrente.

Da Câmara dos Deputados, enviando a proposta de lei n.° 196, que cria o Montepio dos Sargentos de Terra e Mar.

Para a l.a secção.

Telegramas

Da Câmara Municipal de Estremoz, agradecendo a aprovação do projecto de lei, cedendo-lhe determinados terrenos.

Para a Secretaria.-

Da Câmara Municipal de Ovar, agradecendo o voto de pesar aprovado no Senado pelo incêndio no Furadouro.

Para a Secretaria.

Requerimentos

Dos Srs. António Eugênio de Almeida Carvalho, Augusto Kufino Pires Falhares, Joaquim da Cunha, António Lopes de Morais Silvano, Joaquim Coelho, José do Amaral Gomes, Eduardo Augusto Gomes Leite, João Teixrnra, José Cescírio da Costa Santos, Alfredo Maria da Silva, Adriano Alvos de Oliveira, pedindo para serem reconhecidos revolucionários civis •.ao abrigo da lei n.° 1:691.

Para a comissão de petições.

Nota de interpelação

Desejo interpelar S. Ex.a o Ministro do Comércio e Comunicações' sobre o problema de navegação aérea comercial e possíveis contratos ou concessões a fazer, e manifesto o desejo de que à interpelação assistam S. Ex.as os Ministros da Guerra e dos Negócios Estrangeiros. — José Joaquim Pernandes Pontes.

Para a Secretaria.

Parecer '

Da comissão de petições, sobre vários requerimentos de cidadãos qne pedem para serem reconhecidos revolucionários civis.

Para a l.a Secção.

Últimas redacções

Projecto de lei n.° 811, promovendo a aplicação da cinematografia como meio de vulgarização agrícola.

Para a Câmara dos Deputados.

Projecto de lei n.° 775, revogando o § único do artigo 16.° do decreto n.° 6:286. Para a Câmara dos Deputados.

Justificação de faltas

Pareceres da comissão de íaltas, justificando as dos Srs. José Nepomuceuo Fernandes Brás e Manuel Gaspar de Lemos.

Aprovados os pareceres.

O Sr. Presidente:—Vou inscrever os Srs. Senadores que queiram usar da palavra.

Antes da ordem do dia

O Sr. Rego Chagas (para um requerimento] : — Sr. Presidente: poço a V. Ex.a para consultar o Senado se permite que entre em primeiro lugar para discussão na ordem do dia o projecto de lei n.° 839, sem prejuízo dos oradores inscritos.

foi permitido.

O Sr. Sá Viana (para um requerimento}:— Sr. Presidente: pedia a V. Ex.a o favor de consultar o Senado se consente que seja discutido, sem ser impresso, o projecto de lei n.° 852, que já tem o voto da respectiva Secção.

Foi rejeitado.

O Sr. Ribeiro de Melo requere a contraprova, sendo o requerimento aprovado.

O Sr. Dias de Andrade (para um requerimento)'.— Sr. Presidente: peço a.V. Ex a para consultar o Senado Be permite que, sem prejuízo dos oradores inscritos, entre em discussão o projecto de lei n.° 863.

Foi permitido.

O Sr. José Pontes: — Sr. Presidente: proponho uin voto de sentimento,.e peço a V. Ex.:i que. o comunique à Camará, pelo desastroso incidente desta manhã. Quando os aviadores iam para o raid Lisboa-Guiné os seus camaradas quiseram acompanhar esses bravos conquistadores do ar, que representam t; mbém asas da nossa terra, e que vão visitar terras nossas de além mar. Subiram- para irem muitas milhas de' distância da nossa costa levar-lhes ânimo nesse raid.