O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

3ST

EM 27 DE ABRIL DE 1925

G 6

Presidência do Ei.mo" Sr. António Xavier Correia Barreto

Secretários os Ex,moí Srs,

João Manuel Pessanha Yaz das Noves José Joaquim Fernandes de Almeida

Sumário. — A sessão abre às 1-5 horas e 19-minutos, com 25 Srs. /Senadores presentes.

Aprova-se a acta e dá-te conta do expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Joaquim Crisóstomo refere-se à situação dos operários doo fósforos, à exposição do Rio de Janeiro e a outros assuntos.

O Sr. Ministro do .Comércio manda para a Mesa a proposta para nomeação de governador da índia do Sr. capitão de fragata Mariano Martins.

O Sr. Ribeiro de Melo critica as precárias circunstancias em que se efectuam os desembarques no porto de Lisboa e insta pela rápida realização da sindicância decretada ao Sr. Jacinto Simões.

Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio.

O Sr. Júlio Ribeiro declara que, se estivesse presente na última sessão, rejeitaria a proposta relativa ao regime dos fósforos.

A requerimento do Sr. Ramos da Costa, resolve-se discutir uma-proposta reforçando com 1:000 contos a verba destinada a reparações dos edifícios públicos.

O Sr. Silua Barreto chama a atenção do Governo para vários problemas de interesse nacional, replicando-lhe, como ao Sr. Joaquim Crisóstomo, o Sr. Ministro das Colónias.

O Sr. Serra e Moura insta pela revogação do edital que sobrecarrega com várias taxas as sociedades de recreio.

O Sr. Artur Costa critica as últimas autorizações concedidas ao Governo, fazendo votos para que o mesmo Governo não exorbite.

Responde-lhe o Sr. Ministro do Comércio.

Em negócio urgente, o Sr. Ribeiro de Melo ocupou-se das relações do Governo de Moçambique com a África do Sul. Replica lhe o Sr. Ministro das Colónias.

O Sr. Constantino José dos Santos requere que a seguir a essa sessão se realize outra, para eleição do governador da índia.

O Sr. Afonso de Lemos discorda deste requerimento, que é aprovado. Sobre a proposta n.° 888, dotando com 1:000 contos a verba destinada a re-

parações de edifícios públicos, falam os Srs. D. Tomás de Vilhena e Ministro do Comércio, sendo aprovada.

Em negócio urgente, o Sr. José Pontes submete à apreciação da Câmara uma interpretação da lei sobre importação do papel para jornais e revistas periódicas.

Falam sobre o assunto os Srs. Carlos Costa e Medeiros Franco, baixando uma moção sobre o assunto à Secção.

Ordem do dia. — Procede-se à eleição do Alto Comissário de Angola. É eleito o Sr. Rego Chaves, por 32 votos contra 4.

Em seguida encerra-se a sessão.

Abertura da sessão às lô horas e 25 minutos. 0

Presentes à chamada 2ô Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 22 Srs. Senadores.

Faltaram 24 Srs. Senadores.

Srs. Senadores presentes à abertura 'da sessão: