O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

SESSÃO ILsT.0 & 7

EM 17 DE JULHO DE 1925

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto

Luís Inocencio Ramos Pereira

Secretários os Ex.mos Srs.

Sumário — Com a presença de 28 Srs. Senadores o Sr. Presidente abriu a sessão.

Leu-se a acta. que foi aprovada^ e deu-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia.—' O Sr. Serra e Moura alude a uni homicídio perpetrado em Alen-quer.

Os Srs. Dias de Andrade, José Pontes e Ernesto Navarro requerem que sejam discuridas propostas e projectos de /ti, o que foi aprovado.

Lê-se para discussão a. pr--ponta de lei n.° 903 (aposen>açno extraordinária ao fiscal e um guarda da Cadeia Nacional de Lisboa}. Foi aprovada e dispensada da última redacção

Entrou em discussão a proposta de lei n." 940 (recusada a sanção ao decreto n." 10:882). foi aprovada sem discussão, com dispensa da última redacção.

Leu-se para discussão o projecto de lei n.° 934 (sede de uma assemllea eleitoral na freguesia de Porco). Foi aprovado sem discussão.

Segue-se para discussão a propoxta de lei n.° 018 (crédito a favor do Comité Olímpico Português). Foi aprovada sem discussão e com dispensa da última redacção.

Entra depois 'em discussão o projecto de lei n." 823 (tornando extensivo à Biblioteca de Braga o decreto-lei de 28 de Outubro de°19lOJ. Foi aprovado sem dixcusxão.

O Sr. Júlio Ribeiro requere, em negócio urgente, para trotar de uma resolução da Câmara dos Deputados.

Sobre o medo de votar f alam os Srs. Procópio de Freitas, Augusto de Vasconcelos, Mendes dos Beis e Júlio Ribeiro. Foi aprovado o requerimento.

O Sr. Júlio Ribeiro lê e manda para a Mesa uma moção. Falam os Srs. Mendes dos Beis, Afonso de Lemos, Procópia de Freitas, D. Tomás de Vilhena, Artur Costa, Vicente liamos, Augusto de Vasconcelos, Diaa de Andrade e Roberto Baptisia. O Sr. Júlio Ribeiro retira a S'/a moção depoú de haver sido- apresentada'Uma outra

Constantino José dos Santos

da autoria do Sr. Vicente Ramos. O Sr. Augusto de Vasconcelos requere que a moção seja dividida em três partes, o que foi rejeitado, e o Sr. Cosia Júnior requere a divisão em duas partes, o que foi aprovado. O mesmo ^r. Senador requere, e a Câmara aprova, votação nominal sobre a segunda parte da moção. Disseram «aprovo» 28 Srs. Senadores e «.rejeito» 10, ficando, portanto, aprovada. _^ . . - .

Ordem do dia— Discussão na especialidade do projecto de lei n.° 866 (material de caminho'de , f erro eléctrico). Foram rejeitados todos os artigos, à excep :ãô do que diz respeito à substituição do artigo 5.", apresentada pelo Sr. Ernetto Navarro, propondo também o Sr. Alvares Cabral a substituição do artigo 8." Baixou à secção respectiva depois de terem falado-os Srs. Augusto de Vasconcelos. Herculaio Galhardo e Carlos Costa.

São sucessivamente aprovados os votos da Secção relativos às emendas à proposta de lei n." 907, já publicadas.

E não havendo número para votações encerra-se a sessão.

Abertura da sessão às 16 horas e 30 minutos. '

Presentes à chamada 28 Srs. Senadores.

Entraram durante, a sessão 13 Srs. Senadores.

Faltaram 30.

Srs. Senadores presentes à sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.