O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE NOVEMBRO DE 1971 987

rior. O acréscimo operou-se essencialmente no número de turistas, abrangendo-se nesta designação, como já se teve ocasião de esclarecer nos relatórios dos anos anteriores, apenas aqueles que passam pelo menos uma noite no País.
As estimativas sobre dormidas gerais, abrangendo os estabelecimentos hoteleiros e alojamentos complementares indicam uma subida de 20 por cento no 1.° semestre deste ano em comparação com período homólogo de 1970; esse incremento foi superior ao observado nos estabelecimentos hoteleiros (12 por cento), o que revela a utilização crescente de outras instalações, nomeadamente apartamentos.

18. As providências tomadas no sentido de regulamentar a indústria hoteleira e similar, a elaboração de planos de obras de infra-estruturas a realizar em zonas de interesse turístico e os maiores recursos atribuídos ao Fundo de Turismo não deixarão de contribuir para a intensificação da corrente turística, se factores externos não dificultarem o seu desenvolvimento.
A realização dos complexos turísticos previstos com a exploração de actividades complementares e subsidiárias permitem ainda estimar não só maior crescimento no número de turistas, tanto estrangeiros como nacionais, como também melhoria no nível de vida dos agregados populacionais das respectivas regiões.

3 - Preços e salários

19. A alta de preços observada nos anos anteriores continua a verificar-se em 1971, por efeito conjugado de factores internos e externos actuando no domínio dos custos e dos rendimentos.
O desajustamento entre a oferta e a procura tem sido particularmente sensível nos produtos alimentares, motivado pela irregularidade e fraca expansão da produção agrícola e pelo oneroso sistema da distribuição de muitos desses produtos.
Tem-se mostrado aconselhável proceder à revisão de preços de vários produtos alimentares, a fim de criar condições de exploração propícias ao aumento e melhoria da qualidade da produção. Os incrementos de preços resultantes das revisões efectuadas em alguns dos principais produtos, como o leite e o pão, foram, porém, suportados pelo Fundo de Abastecimento, só em parte limitada se tendo reflectido nos preços no consumidor.
A elevação dos salários, a subida dos preços de matérias-primas e equipamentos importados, têm constituído, porém, factores de agravamento dos custos de produção de várias indústrias produtoras de bens de consumo, na medida em que não têm sido compensados inteiramente por melhor apetrechamento e racionalização dos processos de fabrico.
Não se dispõe de indicadores que permitam apreciar, com o rigor desejável, o ritmo de subida dos preços. Os índices publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, envelhecidos na gama de produtos que os compõem e na ponderação que lhes é atribuída, apenas podem fornecer uma imagem aproximada das tendências observadas.

20. O índice geral de preços por grosso, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, que no último hexénio revelou crescimento médio anual de 3,6 por cento, manteve-se relativamente estável na parta final de 1970 e primeiros sete meses de 1971.

QUADRO II

Índices de preços por grosso (médias)

[Ver quadro na imagem]