O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE NOVEMBRO DE 1971 989

QUADRO IV

Índice de preços corrigido no consumidor em Lisboa (médias)

[Ver quadro na imagem]

Além do caso especial da habitação, encontram-se aumentos significativos em todos os demais subgrupos componentes dos índices de preços no consumidor. Comparando períodos homólogos, salientam-se ainda em 1971 as taxas de acréscimo dos índices parciais de "Higiene" e "Diversos". O incremento nos índices da "Alimentação" pouco excedeu o observado no ano anterior. No entanto, a elevada ponderação que lhes é atribuída na formação do índice geral torna-os grandemente responsáveis pelo acréscimo verificado neste último.
Apreciando a composição dos índices parciais da alimentação, assinala-se nos últimos anos subida mais acentuada no conjunto dos produtos animais que no dos vegetais, tendência que se manteve nos primeiros oito meses de 1971.
A subida do preço da água e, sobretudo, a alteração do processo estatístico seguido na colheita dos elementos contidos no grupo "Higiene" explicam a variação assinalada. Por seu turno, a subida nos índices de "Diversos" resultou essencialmente da maior remuneração de "servidores" e ainda da elevação dos preços do tabaco, "serviços de saúde" e "cuidados pessoais".

22. Os índices dos salários dos trabalhadores rurais acusam novo incremento nos primeiros seis meses de 1971, mais saliente no das mulheres que no dos homens. A emigração, que se avolumou sensivelmente em 1969 e 1970, e a transferência da população rural para a construção e serviços explicam, em grande medida, a evolução indicada.
Também o índice global de salários profissionais da indústria e dos transportes apresentou crescimento acentuado em 1970, que parece manter-se em 1971, movimento este que se insere na linha de tendência verificada nos últimos anos.

QUADRO V

Índices de salários (médias)

[Ver quadro na imagem]