O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

992 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.°80

de crédito, o que, por sua vez, teve uma incidência sensível nas operações de redesconto do banco central. Com efeito, o saldo da carteira comercial diminuiu de forma nítida em relação ao final de 1970, fixando-se em 22 de Setembro no montante de 7 644 000 contos, que é inferior ao registado um ano antes.
Por outro lado, considerando o período de Setembro de 1970 a Setembro passado, verifica-se que a expansão da emissão monetária do Banco de Portugal se processou à taxa de 14 por cento, muito superior à apurada no período homólogo antecedente.

28. A evolução do crédito concedido pelo conjunto dos bancos comerciais no período de Janeiro a Agosto de 1971 reflecte uma expansão à taxa de 8,3 por cento, que excede a observada em igual período do ano precendente (7,3 por cento). Conforme é habitual, foi o saldo da carteira comercial que acusou mais amplo acréscimo (+6 081 000 contos), tendo revelado afrouxamento o aumento de "empréstimos e outros créditos", conforme se pode observar através do quadro seguinte:

QUADRO IX

Crédito concedido e depósitos dos bancos comerciais

[Ver quadro na imagem]

Nos depósitos à ordem observou-se no período considerado, como é habitual, um decréscimo, que se cifrou em 7 178 000 contos, sendo portanto muito inferior ao observado no período homólogo de 1970. Assim, no final de Agosto o saldo total dos depósitos à ordem excedia em 7 245 000 contos o montante observado na mesma data do ano precedente. Como os depósitos a prazo e com pré-aviso aumentaram de 10 366 000 contos, a banca comercial obteve no referido período um acréscimo global dos depósitos de 3 188 000 contos, em contraste com a quebra de 3 411 000 contos observada de Janeiro a Agosto de 1970.
Para além do aumento dos depósitos, a expansão do crédito, no quantitativo total de 7 408 000 contos, estará ainda relacionada com a variação das disponibilidades de caixa, que diminuem normalmente no período em observação.
Note-se que, como as exigências sobre reservas de caixa são menores para os depósitos a prazo do que para os depósitos à ordem, a transformação destes naqueles proporciona aos bancos comerciais capacidade de crédito adicional.
Apesar de o aumento do crédito ter superado sensìvelmente o dos depósitos, as disponibilidades de caixa dos
bancos comerciais no final de Agosto passado excediam nitidamente as reservas obrigatórias. Se bem que os valores relativos ao final do mês possam não corresponder inteiramente às situações experimentadas diàriamente deve assinalar-se que a capacidade prestamista da banca parecia susceptível de ser elevada, pelo menos à custa das disponibilidades cambiais acumuladas, que têm vindo a revelar tendência crescente.
Considerando o período de doze meses decorrido entre Agosto de 1970 e Agosto passado, verifica-se que o acréscimo do crédito concedido - cerca de 13 milhões do contos - se computou em montante inferior ao do aumento total dos depósitos (20,3 milhões de contos).

29. Na Caixa Geral de Depósitos, o aumento do crédito distribuído na primeira metade do ano corrente atingiu 1749 milhares de contos, pelo que superou em 385 milhares o registado no 1.º semestre de 1970. Porém, em termos relativos, o acréscimo obtido (7,7 por cento) foi idêntico ao observado no período homólogo anterior. Como as aquisições de títulos, não contando com as promissórias de fomento nacional, progrediram de 41 milhares de contos, o acréscimo global da aplicação de recursos perfez 1790 milhares de contos.
A expansão do crédito distribuído proveio quer das operações com o sector público, em que se registou um incremento de 1115 milhares de contos, quer com o sector privado, em que os financiamentos para operações de fomento económico, nomeadamente a médio e longo prazos, progrediram de 1588 milhares de contos. Em contrapartida, e à semelhança do que já acontecera no 1.° semestre de 1970, registou-se um declínio importante nas operações com o sector corporativo e de coordenação económica, mas mesmo assim o saldo apurado em 30 de Junho último excede em cerca de 300 milhares de contos o de igual data do ano anterior.
Na comparação assim estabelecida é de assinalar que o incremento do crédito distribuído pela Caixa nesse período de doze meses ascendeu a cerca da 5,6 milhões de contos, montante no qual as operações para fomento à actividade económica participaram em 3825 milhares de contos, a reflectir portanto a política seguida tendo em vista a aceleração da formação de capital fixo.

QUADRO X

Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

Crédito distribuído, títulos e depósitos

[Ver quadro na imagem]