O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE NOVEMBRO DE 1971 997

No seu conjunto, e como consequência da evolução verificada no intercâmbio comercial com as províncias ultramarinas, o superavit a favor da metrópole reduziu-se sensìvelmente, passando de 539 000 para apenas 228 000 contos.

7 - Balança de pagamentos da zona do escudo

Para o corrente ano, os elementos actualmente disponíveis sobre a balança de pagamentos reportam-se apenas ao 1.° trimestre, pelo que são manifestamente insuficientes para se ajuizar do comportamento anual das relações económicas externas. Dispõe-se, no entanto, dos saldos da balança cambial do Banco de Portugal, cujos valores, ao contrário do sucedido durante os primeiros meses em anos anteriores, se têm mostrado francamente positivos. Assim, depois de em Fevereiro ter registado um déficit reduzido, a balança cambial do Banco de Portugal experimentou nos meses seguintes uma nítida recuperação, que culminou com um saldo positivo de 5645 milhares de contos até Setembro passado.
Deve notar-se, porém, que os resultados dessa balança cambial no corrente ano não reflectem de forma tão aproximada como nos anos anteriores os saldos da balança de pagamentos internacionais, devido às avultadas vendas de divisas ao banco
central por outras instituições de crédito.

QUADRO XVIII

Balança cambial do Banco de Portugal

[Ver quadro na imagem]

Este comportamento tem-se reflectido na elevação das disponibilidades em ouro e divisas, especialmente das existentes no banco emissor, que aumentaram de cerca de 5500 milhares de contos desde o início do ano até meados de Setembro, em ligação com a intensa procura de escudos, determinada pela recente crise monetária internacional.
Deste modo, é de admitir que a balança de pagamentos da zona do escudo possa vir a saldar-se, em 1971, por avultado excedente, superior ao apurado no ano anterior, apesar das medidas correctivas oportunamente adoptadas. Trata-se de situação a que vários países de moeda forte têm estado recentemente sujeitos e cuja correcção se tem mostrado, geralmente, difícil na actual conjuntura monetária internacional.

III

Actividade financeira do Estado

38. Na gerência de 1970 as receitas ordinárias arrecadadas atingiram o valor global de 29 729,3 milhares de contos, superando em cerca de 7,7 milhões de contos a previsão formulada no orçamento para o mesmo ano. A taxa de acréscimo em relação às cobranças efectivas do ano anterior foi, deste modo, particularmente elevada, atingindo 20,7 por cento.
À semelhança de anos anteriores, o aumento das receitas proveio fundamentalmente dos impostos directos e indirectos, mas foram estes últimos que mais influenciaram a sua progressão, concorrendo em cerca de 50 por cento para o incremento global verificado.

QUADRO XIX

Evolução das receitas ordinárias

[Ver quadro na imagem]