O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 DE NOVEMBRO DE 1971 995

Assinale-se porém, que a evolução das exportações pode ainda ser substancialmente alterada até ao final do ano. A experiência anterior leva a admitir a possibilidade de uma melhoria nessa evolução. Torna-se mais difícil de antever o comportamento anual das importações, dado que, por um lado, a sua distribuição mensal tem oscilado bastante de ano para ano, e que, por outro, tem havido diferenças consideráveis entre os dados provisórios publicados mensalmente e os dados definitivos apurados relativamente ao total do ano.

34. Os números do quadro anterior mostram que para o acréscimo de 1 milhão de contos nas exportações totais do continente e ilhas adjacentes concorreram, em elevada proporção, as vendas de diamantes para o Reino Unido, cujo incremento atingiu 645 milhares de contos.
Entre os restantes produtos que integram normalmente as exportações portuguesas, e como se pode observar no quadro XIV, registaram-se acréscimos mais vultosos nos têxteis (+204 milhares de contos), nas conservas de peixe, nos vinhos, nos produtos químicos, em especial no pez, e nas máquinas, material eléctrico e material de transporte. Em contrapartida, verificou-se declínio no sumo concentrado de tomate e em certas matérias-primas e produtos semielaborados, tais como o minério de volfrâmio e as pastas químicas para o fabrico de papel, produto em que se havia observado aumentos consideráveis em anos anteriores.

QUADRO XIV

Exportações totais (a)

[Ver quadro na imagem]

Do lado das importações, cujo aumento, excluindo as aquisições de diamantes, se computou em 10,8 por cento, voltaram a assumir posição preponderante as aquisições de certos produtos alimentares, tais como carne (+286 milhares de contos), bacalhau e milho. Aumentaram ainda sensivelmente as importações de bens de equipamento. Em particular, as aquisições de máquinas, aparelhos e material eléctrico para usos não domésticos elevaram-se de 316 milhares de contos, seguidas das de metais comuns e respectivas obras, com um incremento total de 244 milhares de contos. Registaram-se ainda acréscimos elevados, como revela o quadro XV, nas importações de bens de consumo duradouro, tais como automóveis para o transporte de passageiros, e nas de produtos químicos (+178 milhares de contos).

QUADRO XV

Importações totais (a)

[Ver quadro na imagem]

35. Nas exportações para o estrangeiro, excluídas as transacções de diamantes, encontra-se em relação ao 1.º semestre de 1970, um aumento de 616 milhares de contos, por efeito, fundamentalmente, da evolução das vendas para a área da Associação Europeia de Comércio Livre e para os Estados Unidos da América. Assim, o déficit total com o estrangeiro agravou-se em 370 milhares de contos, perfazendo 7253 milhares de contos no período considerado.