O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1064 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 82

QUADRO VII

Balança de pagamentos da zona de escudo

[Ver quadro na imagem]

Muito possìvelmente, aquele sentido de melhoria dos resultados da balança de pagamentos terá prosseguido depois de Junho último: a balança cambial do Banco de Portugal - na qual se projecta, como se viu, a maior parte desses resultados - averbava, no período de Janeiro a Outubro de 1971, um excedente de 6473 milhões de escudos, quando um ano antes não chegava a 170 milhões. Há que ponderar, no entanto e especialmente, as circunstâncias criadas não só pela crise monetária internacional, mas também pela decisão tomada pelo Banco, ao abrigo dos poderes que lhe estão legalmente conferidos, de limitar a constituirão de disponibilidades cambiais por parte dos bancos comerciais metropolitanos, circunstâncias essas conducentes a que se operasse, depois de Junho de 1971, mais quantiosas transferências de cambiais para o banco central.

18. Por efeito dos mencionados comportamentos da balança geral de pagamentos internacionais, as disponibilidades totais da zona do escudo em ouro e divisas continuaram o seu movimento ascensional, subindo de 53 909 milhões de escudos no fim de 1969 para 56 611 milhões em Dezembro de 1970 e 58 016 milhões em Junho de