O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

334 DIARIO DAS SESSÕES - N.º 77

José Alçada Guimarães.
José Dias de Araújo Correia.
José Esquivel.
José Luis da Silva Dias.
José Maria de Sacadura Botte.
José Martins de Mira Galvão.
José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão.
José Nunes de Figueiredo.
José Penal vá Franco Frazão.
José de Sampaio e Castro Pereira da Cunha da Silveira.
José Soares da Fonseca.
José Teodoro dos Santos Formosinho Sanches.
Luís António de Carvalho Viegas.
Luís da Cunha Gonçalves.
Luís Maria Lopes da Fonseca.
Luís Maria da Silva Lima Faleiro.
Luís Mendes de Matos.
Luís Teotónio Pereira.
Manuel de Abranches Martins.
Manuel Beja Corte-Real.
Manuel Colares Pereira.
Manuel da Cunha e Costa Marques Mano.
Manuel França Vigon.
Manuel Hermenegildo Lourinho.
Manuel José Ribeiro Ferreira.
Manuel de Magalhães Pessoa.
Manuel Maria Múrias Júnior.
Manuel Marques Teixeira.
D. Maria Luísa de Saldanha da Gama van Zeller.
Mário Correia Carvalho de Aguiar.
Mário de Figueiredo.
Mário Lampreia de Gusmão Madeira.
Paulo Cancela de Abreu.
Querubim do Vale Guimarães.
Ricardo Malhou Durão.
Rui de Andrade.
Salvador Nunes Teixeira.
Teófilo Duarte.
Teotónio Machado Pires.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.
D. Virgínia Faria Gersão.

O Sr. Presidente: - Estilo presentes 81 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - Vai ler-se o

Expediente Telegramas

De apoio à representação da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, publicada no Diário das Sessões n.º 74, e subscritos por: Grémios dos Industriais de Lanifícios do Norte e do Castanheira de Pera, secção do malhas do Grémio do Norte, Lanifícia do Outeiro, Limitada, Cristiano Cabral Nunes, João Espiga & C.ª, António Vitória, Alberto da Incarnação Coulho, António Matias Baptista & Irmão, José Alves Bebiano Sucessor, Limitada, J. B. Terenas, Filhos, Limitada, Borges Teresas e Irmão, Álvaro de Moura, Amândio Morais, Francisco Moreira Fazenda, José Almeida Cavaca Júnior, Correia e Freire, Francisco Pereira Barata & C.ª, Empresa Industrial de Tortosendo, Limita-la, Rodrigo de Carvalho, Joaquim Espiga, Sucessores, António Rodrigues Jota, Industriais de Lanifícios de Manteigas, Sociedade de Lanifícios de Tortosendo, Limitada, Cruz Fazenda & Sobrinho, Limitada, e Adelino Gonçalves Estêvão.

De Brito Tavares, de Estremoz, apoiando o aviso prévio do Sr. Deputado Figueiros Rego sobre o problema das lãs.

De numerosos diplomados poios institutos industriais secundando a representação entregue pelo Sindicato Nacional da sua classe quanto a facilidades de admissão nas escolas superiores o ao professorado o à designação profissional conformo a legislação do 1903.

Exposição

De diversos licenciados em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto suscitando que a licenciatura em Ciências Fisico-Químicas seja a exigida, por mais indicada, para o desempenho da função de professor das disciplinas de Física e de Química nas escolas técnicas.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, antes da ordem do dia, o Sr. Deputado Armando Cândido.

O Sr. Armando Cândido: - Sr. Presidente: louvo com gosto e castigo com desgosto. Mas tenho a coragem de ser justo. Está nisto muito da minha maneira de ser. Não guardo as explosões da sinceridade e tão depressa me chegam à boca o sabor de um elogio como o travo de uma censura.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Não é assim que se constrói?

Não é mostrando o provando a consciência?

Sr. Presidente: há um ano entrei nesta Casa com a mesma inquietação que poderia ter o homem que levasse para um mundo novo os anseios deste em que vivemos. Uma certeza me erguia num raio de esperança: outros transportavam o mesmo sobressalto, a mesma sede, e eu viria encontrá-los aqui, irmanados pelos mesmos propósitos de trabalho e de luta.

Andaria eu de modo a medir-me com a dignidade dos assuntos e das pessoas?

Deu o primeiro passo com duas aspirações da minha terra: a avenida litoral do Ponta Delgada e as obras do Salto do Fojo.

Sentia atrás de mim a muralha de muitos corações como o meu e a voz, essa voz que ou viram, devia ter sido a minha mais a da gente do S. Miguel, tanto juntei a razão de falar o direito de pedir. E, honra seja, falámos todos, pedimos todos.

Não sei só depois a confiança abandonou alguns. Afirmando que o homem é o ser da criação que mais facilmente se fatiga e enfada, um alto espírito pôs em contraste as árvores centenárias, que em cada Primavera se renovam, e a nossa vida interior, por Índole, precária e mortal.

Também as aspirações quando chegam a velhas contam a dobrar. Eu próprio peguei na demora e tornei a maior. Mas nunca duvidai, nunca receei. Desde que o Sr. Subsecretário de Estado das Obras Públicas passou pelo meu distrito, tocando na verdade do solo, sem uma sombra de cansaço, sem uma paragem de desânimo, logo entendi a sua firme intenção, o seu hábito de ver para conhecer e de estudar para resolver.

Vozes: - Muito bem!