O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE MARÇO DE 1951 497

outros organismos faliam. É certo que o Exército saía assim da sua função própria, mas para desempenhar outra que ninguém mais era já capaz de exercer.
Invocando embora a razão de salus populi, isto tem todavia um grave inconveniente: é que o Exército, sendo de facto a suprema lex, é também a vitima ratio. Se a tentativa não resulta, já não há outro recurso, e tudo acabou; é a anarquia.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Foi precisamente o que sucedeu naqueles primeiros dias tenebrosos do 14 de Maio, em que uma alcateia de sicários assaltou de improviso a Escola de Guerra, assassinando alunos e oficiais depois de presos, debaixo de escolta. Felizmente não chegou a consumar-se, embora fosse esboçado, idêntico assalto ao Colégio Militar!
Como podia nessa altura impor-se ao País um Exército reduzido à impotência, aluído nos seus alicerces pelo trabalho de sapa das alfurjas, sabotado nos seus factores morais pelas próprias instituições que deviam preservá-lo da influência anarquizante dos comités revolucionários?

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Os maiores inimigos das facções políticas que então se digladiavam eram precisamente a autoridade e a ordem, que, por isso mesmo, não convinha restabelecer.
Mas não foi Manuel de Arriaga o culpado pelo malogro da sua generosa iniciativa e Pimenta de Castro também não. Como podia o velho general desembainhar a sua espada à frente dum Exército resignado e abúlico, sem entusiasmo e sem esperança? Um Exército onde havia, sem dúvida, altas figuras de soldados como os que o são e portugueses como os que o foram, mas onde a falta de coesão e de unidade anulava por completo todas as reflexas de dignidade colectiva!

O Sr. Carlos Moreira: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Tenha a bondade.

O Sr. Carlos Moreira: - Eu tenho estado a escutar com todo o interesse a lógica da argumentação de V. Ex.ª Deixou V. Ex.ª uma interrogação no meu espirito. Se não foi culpado Manuel de Arriaga, se não foi culpado Pimenta de Castro, se não foi culpado o Exército, então permita-me V. Ex.ª que eu tire, segundo o meu ponto de vista, a conclusão que V. Ex.ª não tirou: a de que foi a insuficiência e a inadaptabilidade das instituições.

O Orador: - Não estou de acordo.

O Sr. Pinto Barriga: - V. Ex.ª, Sr. Deputado Carlos Moreira, não poderá tirar essa conclusão, porque ela é errada.

O Sr. Carlos Moreira: - V. Ex.ª a contraditará com argumentos que contrabatam os meus.

O Sr. Pinto Barriga: - Terei muito prazer.

O Orador: - Não compreendo a que propósito venha a inadaptabilidade do regime a que alude o Sr. Deputado Carlos Moreira.

O Sr. Pinto Barriga: - O regime era o mesmo de hoje. Parece-me que é a República.

O Orador: - Quanto a mim, a culpa deve atribuir-se ao rescaldo de uma revolução. Todas as revoluções têm essas consequências.
Mais venturoso foi o Sr. Marechal Carmona, que pôde confiar e construir em mais sólidas bases, encontrando diante de si um Exército ansioso de renovação, curtido na guerra e seguro na paz, um Exército que adquirira na experiência ingrata das revoluções fratricidas a dura lição dos desenganos.
A nossa geração da Escola de Guerra nunca mais pôde perdoar aos assassinos. Foi dessa geração ultrajada que saíram, como vingadores duma injúria inexplicável, os capitães do 28 de Maio. E enquanto os novos, que nós vamos preparando para a luta, descem à arena para nos renderem no bom combate, é a mesma geração que ainda hoje faz a casa da guarda a Salazar.
Se hoje há unidade é porque há força, e se há força é porque há união. Sem ela tudo se desmoronava, até mesmo essa abóbada imponente que Salazar ergueu sobre o seu e o nosso sacrifício, sobre a sua e a nossa isenção. Somos irmãos na mesma lealdade, ao serviço da mesma causa.
Infelizmente há indivíduos que vão abusando desta situação de compromisso que limita as nossas reacções, e demandam ou patrocinam interesses ilícitos; outros há que, em paga de falsos ou duvidosos serviços, se locupletam com magníficas prebendas - muitos deles sem precisarem -, à sombra da nossa prudente quietude e do nosso paciente respeito às conveniências.
Isso tem os seus perigos, porque, sendo o Exército o «fiador solvente do 28 de Maio», cairão sobre a sua cabeça não só as coroas de glória, mas também as chapadas de lama; e assim, embora seja de admitir e louvar toda a prodigalidade na reconstrução económica do País e toda a largueza na assistência aos desprovidos, no socorro, no desemprego e no combate à miséria, também a de aconselhar toda a moderação nos apetites desenfreados e nas ambições desmedidas, toda a cautela nas injustiças e nas prepotências, porque a paciência tem limites e o Exército tem direito à consideração geral.
Há coisas que se podiam evitar ou fazer de outra forma, respeitando, pelo menos, as regras do decoro. Acicatar a inveja não importa, porque essa não merece o respeito de ninguém e é capaz de todas as torpezas; mas é preciso não magoar a opinião, não ferir a sensibilidade.
Convém não fazer ondas - de acordo - mas convém sobretudo não dar origem a que as ondas se façam.
Para quê este assalto indecoroso às sinecuras, sob o aspecto ultrajante de uma corrida em massa, de uma escalada furiosa ao mastro de cocagne?
A história repete-se; e a história é a grande mestra da vida. No tempo de Manuel de Arriaga, como na era de Salazar, a honra do Exército está acima de tudo, ó o fecho da abóboda, a garantia da construção.
Desta vez, «apelou a Nação para o Exército» - foi Salazar quem o disse em Braga. O Exército ficou, portanto, com mais uma missão a cumprir; essa missão tem de ser coadjuvada por todos os portugueses.
Para nós, militares, não é a defesa da pele que nos interessa - essa nunca está em causa; o que importa é a defesa da honra, e sobretudo esta, porque não nos pertence - é a honra do Exército, pertence à Nação.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Mas é tempo de terminar, Sr. Presidente, e termino com a leitura da última declaração pública assinada pelo Dr. Manuel de Arriaga, já destituído do seu alto cargo, no momento em que soube ter sido amnistiado:

«À Nação Portuguesa:

O Governo acaba de anular o processo-crime que alguém, no auge duma mistificação política, mandou instaurar contra mim.