O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

SECRETARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 103

ANO DE 1951 27 DE ABRIL

V LEGISLATURA

SESSÃO N.º 103 DA ASSEMBLEIA NACIONAL

EM 26 DE ABRIL.

Presidente: Exmo. Sr. Albino Soares Pinto dos Reis Júnior

Secretários: Exmos. Srs.Gastão Carlos de Deus Figueira
José Guilherme de Melo e Castro

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou aberta, a sessão às 15 horas e 55 minutos.

Antes da ordem do dia. - Foi aprovado o Diário das Sessões n.º 101, com alterações propostas pelo Sr. Deputado Mário de Figueiredo.
O Sr. Presidente recordou que fora decidido, por proposta do Sr. Deputado Paulo Cancela de Abreu, na sessão legislativa anterior, prestar homenagem a António Cândido e Hintze Ribeiro, grandes figuras da política e da oratória.
Sobre este assunto usaram da palavra os Srs. Deputados João Ameal, que traçou o perfil de António Cândido, e Manuel Lopes de Almeida, para se referir à figura de Hintze Ribeiro, depois de, no átrio da Assembleia, terem sido descerrados os bustos daquelas duas figuras nacionais.
O Sr. Presidente voltou a usar da palavra para, em nome da Câmara, agradecer aos dois oradores o brilho com que contribuíram para o realce desta cerimónia.
O Sr. Deputado Mascarenhas Gaivão falou sobre a recente entrevista concedida pelo Sr. Oovernador-Geral de Moçambique à Agência Lusitânia, traçando o plano das realizações pedidas para aquela colónia.
O Sr. Deputado Vasco Mourão interrogou a Mesa sobre se o diploma acerca do plantio da vinha seria apreciado na presente sessão, tendo-lhe sido dados esclarecimentos pelo Sr. Presidente.

Ordem do dia. - Continuou a discussão na especialidade das alterações à Constituição e Acto Colonial.
Usaram da palavra no decorrer do debate os Srs. Deputados
Mário de Figueiredo,
Sousa Pinto,
Mendes Correia,
Sócrates da Costa,
Mascarenhas Gaivão,
Vaz Monteiro e
Pinto Barriga.

O Sr. Presidente encerrou a sessão às 18 horas e 50 minutos.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à chamada. Eram 15 horas e 45 minutos.