O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

98 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 116

António de sousa de Câmara.
Armando Cândido de Medeiros.
Augusto César Cerqueira Gomes.
Caetano Maria de Abreu Beirão.
Carlos Alberto Lopes Moreira.
Carlos de Azevedo Mendes.
Carlos Mantero Belard.
Carlos Monteiro de Amaral Neto.
Castilho Serpa do Rosário Noronha.
Délio Nobre Santos.
Elísio de Oliveira Alves Pimenta.
Ernesto de Araújo Lacerda e Costa.
Francisco Cardoso de Melo Machado.
Francisco Eusébio Fernades Prieto.
Frederico Maria de Magalhães e Meneses Vilas Boas Vilar.
Gaspar Inácio Ferreira.
Gastão Carlos de Deus Figueira.
Henrique Linhares de Lima.
Henrique dos santos Tenreiro.
Herculano Amorim Ferreira.
Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Costa.
João Alpoim Borges de Conto.
João Ameal.
João Luís Augusto das Neves.
João Mendes da Costa Amaral.
Joaquim Dinis da Fonseca.
Joaquim Mendes do Amaral.
Joaquim de Moura Relvas.
Joaquim de Oliveira Calem.
Joaquim dos Santos Quelhas Lima.
Jorge Botelho Moniz.
José Cardoso de Matos.
José Dias de Araújo Correia.
José Luís da Silva Dias.
José Pinto Meneres.
José dos Santos Bessa.
Luís Maria Lopes da Fonseca.
Manuel França Vigon.
Manuel Hermenegildo Lourinho.
Manuel José Ribas Ferreira.
Manuel Lopes de Almeida.
Manuel de Magalhães Pessoa.
Manuel Maria Múrias Júnior.
Manuel Maria Vaz.
Manuel Marques Teixeira.
Manuel de Sousa Meneses.
Manuel de Sousa Rosal Júnior.
Mário de Figueiredo.
Miguel Rodrigues Bastos.
Ricardo Vaz Monteiro.
Sebastião Garcia Ramires.
Tito Castelo Branco Arantes.
Vasco de Campos.
Vasco Lopes Alves.

O Sr. Presidente: - Então presentes 78 Srs. Deputados.
Está aberta a sessão.

Eram 16 horas.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - Está em reclamação o Diário das Sessões n.º 115.

O Sr. Jacinto Ferreira: - Sr. Presidente: desejo fazer as seguintes rectificações ao diário das Sessões em reclamação: a p. 85, col. 1.ª antepenúltima linha, e col. 2.ª, 1. 2.ª, onde se lê: "propriação", deve ler-se: "ocupação"; a p. 86, col. 2.ª, 1.64, onde se lê: "estivesse usado", deve ler-se: "usasse", e a p. 87, col. 2.ª, 1.7.ª, o aparate feito por mim tem apenas a seguinte extensão: "Essa teoria é contrária à tradição nacional". O resto do mesmo aparate que me é atribuído pertence ao Sr. Deputado Manual Múrias.

O Sr. Presidente: - Visto mais nenhum Sr. Deputado desejar fazer qualquer reclamação sobre o diário das Sessões n.º 115, considero-o aprovado.

Pausa.

Deu-se conta do seguinte

Expediente

Exposição

De Domingos Alves Rocha pedindo que o pessoal assalariado dos organismos corporativos e de coordenção económica seja também incluído na malhoria de vencimentos a conceder ao funcionalismo público.

Telegrama

Dos jornalistas de Lisboa cumprimentando S. Ex.ª o Presidente da Assembleia Nacional e manisfestando-lhe o seu reconhecimento pela maneira como faciitou a discussão dos seus legítimos interesses na mesma Assembleia.

O Sr. Presidente: - O Sr. Presidente da República acaba de comunicar-me que no dia 1 de Janeiro próximo receberá no Palácio de Belém, pelas 14 horas, os Srs. Deputados à Assembleia Nacional, vindo depois, pelas 17 horas e 30 minutos, ao Palácio de S. Bento retribuir os cumprimentos. Ser-me-ia grato que todos os Srs. Deputados que o pudessem fazer fossem ao palácio de Belém, no sentido que expus, e viessem depois a este Palácio, para receber S. Ex.ª o Presidente da República.

Pausa.

O Sr. Presidente. - Tem a palavra o Sr. Deputado Amorim Ferreira.

O Sr. Amorim Ferreira: - Sr. Presidente: em sessões anteriores alguns Srs. Deputados, membros dos mais ilustres desta Assembleia, puseram em evidência certas manifestações recentes de um movimento carinhosamente impulsionado e patrocinado pelo Governo e vigorosamente apoiado pelo opinião pública, movimento de aproximação entre as comunidades as comunidades portuguesas que trabalham nas várias parcelas de território nacional e nomeadamente de aproximação entre o ultramar e a metrópele. O assunto foi tratado com o entusiasmo e a tenção que merece e com a dignidade e a revelação que são próprias daqueles nossos colegas, que foram todos eleitos, salvo erro, por círculo ultramarinos. Como Deputados eleito por um círculo metropolitano, desejo associar-me às palavras que foram aqui proferidas e louvar as realizações futuras. Quanto mais se fizer para aproximar os portugueses espalhados pelo Mundo, para que se conheçam, se compreendam e se estimem, tanto mais forte será a anuidade moral e espiritual da nação.

Vozes: - Muito bem!

Magalhães e Meneses Vilas Boas Deu-se conta do seguinte
António de Sousa da Câmara. Armando Cândido de Medeiros. Augusto César Cerqueira Gomes. Caetano Maria de Abreu Beirão. Carlos Alberto Lopes Moreira. Carlos de Azevedo Mendes. Carlos Mantero Belard. Carlos Monteiro do Amaral Neto. Castilho Serpa do Rosário Noronha. Délio Nobre Santos. Elísio de Oliveira Alves Pimenta. Ernesto de Araújo Lacerda e Costa. Francisco Cardoso de Melo Machado. Francisco Eusébio Fernandes Prieto. Frederico Maria de
Vilar.
Gaspar Inácio Ferreira. Gastão Carlos de Deus Figueira. Henrique Linhares de Lima. Henrique dos Santos Tenreiro. Herculano Amorim Ferreira.
Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Costa. João Alpoim Borges do Canto. João Ameal.
João Luís Augusto das Neves. João Mendes da Costa Amaral. Joaquim Dinis da Fonseca. Joaquim Mendes do Amaral. Joaquim de Moura Relvas. Joaquim de Oliveira Calem. Joaquim aos Santos Quelhas Lima. Jorge Botelho Moniz. José Cardoso de Matos. José Dias de Araújo Correia. José Garcia Nunes Mexia. José Gualberto de Sá Carneiro. José Luís da Silva Dias.. José Pinto Meneres. José dos Santos Bessa. Luís Maria Lopes da Fonseca. Manuel França Vigon. Manuel Hermenegildo Lourinho. Manuel José Ribeiro Ferreira. Manuel Lopes de Almeida. Manuel de Magalhães Pessoa. Manuel Maria Múrias Júnior. Manuel Maria Vaz. Manuel Marques Teixeira. Manuel de Sousa Meneses. Manuel de Sousa Rosal Júnior. Mário de Figueiredo. Miguel Rodrigues Bastos. Ricardo Vaz Monteiro. Sebastião Garcia Ramires. Tito Castelo Branco Arantes. Vasco de Campos. Vasco Lopes Alves.
O Sr. Presidente: - Estão presentes 78 Srs. Deputados.
Está aberta a sessão.
Eram 16 horas.
Antes da ordem do dia
O Sr. Presidente: - Está em reclamação o Diário das Sessões n.º 115.
O Sr. Jacinto Ferreira: - Sr. Presidente: desejo fazer as seguintes rectificações ao Diário das Sessões em reclamação: a p. 85, col. l.a, antepenúltima linha,
e col. 2.a, 1. 2.a, onde se lê: apropriação", deve ler-se: "ocupação" ; a p. 86, col. 2.a, 1. 64, onde se lê: "tivesse usado", deve ler-se: "usasse", e a p. 87, col. 2.a, 1. 7.a, o aparte feifo por mim tem apenas a seguinte extensão: "Essa teoria é contrária à tradição nacional". O resto do mesmo aparte que me é atribuído pertence ao Sr. Deputado Manuel Múrias.
O Sr. Presidente:-Visto mais nenhum Sr. Deputado desejar fazer qualquer reclamação sobre o Diário das Sessões n.º 115, considero-o aprovado.
Pausa.
Expediente Exposição
De Domingos Alves liocha pedindo que o pessoal assalariado dos organismos corporativos e de coordenação económica seja também incluído na melhoria de vencimentos a conceder ao funcionalismo público.
Telegrama
Dos jornalistas de Lisboa cumprimentando S. Ex.ª o Presidente da Assembleia Nacional e manifestando-lhe o seu reconhecimento pela maneira como facilitou a discussão dos seus legítimos interesses na mesma Assembleia.
O Sr. Presidente: - O Sr. Presidente da República acaba de comunicar-me que no dia 1 de Janeiro próximo receberá no Palácio de Belém, pelas 14 horas, os Srs. Deputados à Assembleia Nacional, vindo depois, pelas 17 horas e 30 minutos, ao Palácio de S. Bento retribuir os cumprimentos. Ser-me-ia grato que todos os Srs. Deputados que o pudessem fazer fossem ao Palácio dê Belém, no sentido que expus, e viessem depois a este Palácio, para receber S. Ex.ª o Presidente da República.
Pausa.
O Sr. Presidente:-Tein a palavra o Sr. Deputado Amorim Ferreira.
O Sr. Amorim 'Ferreira: - Sr. Presidente: em sessões anteriores alguns ;Srs. Deputados, membros dos mais ilustres desta Assembleia, puseram em evidência certas manifestações recentes de um movimento carinhosamente impulsionado :e patrocinado pelo Governo e vigorosamente apoiado pela opinião pública, movimento de aproximação entre as comunidades portuguesas que trabalham nas várias parcelas do território nacional e nomeadamente de aproximação entre o ultramar e u metrópole. O assunto foi tratado com o entusiasmo e a atenção que •mttpec.e " -com a dignidade e a elevação que são próprias daqueles nosso* colegas, que foram todos eleitos, salvo erro, por círculos ultramarinos. Gomo Deputado "leito por um círculo metropolitano, desejo associar-me às palavras que foram -aqui proferidas e louvar as realizações passadas, que certamente hão-de ter continuação em realizações futuras. Quanto mais se fizer para aproximar os portugueses1 espalhados pelo Mundo, para que se conheçam, se compreendam e se estimem, tanto mais forte será a unidade moral e espiritual da Nação.
Vozes: - Muito bem !